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23/09/2011

Caixas eletrônicos interativos, universais e mundiais

Esse texto faz parte de um texto maior que trata da evolução dos bancos. Ele se refere aos caixas eletrônicos p/ movimentação de contas e dinheiro.

A idéia consiste em usar as tecnologias que já existem, ampliando-as.

Nos caixas eletrônicos de hoje já existem câmeras e monitores.

No monitor do caixa eletrônico, estando a pessoa com dúvidas sobre a operação que irá fazer, deve existir uma tecla na qual a pessoa aperta e uma atendente online aparece na tela. Atendente que vê a pessoa pela câmera instalada no caixa eletrônico. Não só vê, mas também pode conversar com a pessoa.

Com esse tipo de atendimento, operações bancárias mais complexas podem ser disponibilizadas e feitas no caixa eletrônico.

Quanto a atendente, ela pode trabalhar da própria residência (Ver texto no meu site: trabalho a distância) orientando e auxiliando os clientes nas operações que irão fazer no caixa eletrônico do banco. Inclusive, dependendo o banco, não haverá mais nenhuma necessidade de existir os atendentes dentro da agência.

Além disso, deve ser instalado, nesses caixas eletrônicos, um serviço de identificação digital pela leitura das mãos da pessoa e da íris dos olhos. Como afirmei no artigo que escrevi sobre a evolução da identificação pessoal (Ver texto no meu site).

E se o caixa eletrônico tiver um sistema de escaneamento de documentos, depois de implantado o sistema de identificação pessoal pela leituras das digitais e da iris dos olhos, até mesmo a abertura de contas pode ser feito diretamente no caixa eletrônico. Os documentos necessários são lidos e escaneados nos caixas e as cópias armazenadas nos servidores da agência.

Como o atendente está online, conversando com a pessoa que está no caixa, os documentos são verificados na hora (comprovantes de endereço, de renda, etc).
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Nos caixas eletrônicos, esse sistema substituirá o uso de senhas e cartões magnéticos. A instalação desses scanner óticos no local de leitura dos cartões magnéticos trará muito mais confiabilidade na identificação dos usuários, ou seja, não vai adiantar roubar o cartão e a senha, pois somente a pessoa com a digitais e a íris cadastradas acessará o sistema para movimentar a conta.

Esse mesmo sistema substitui os cartões de crédito, ou seja, ao invés das lojas e instituições comerciais terem uma maquininha que lê cartão de crédito, terão uma maquininha que lê digitais e íris dos seus clientes. Assim, as possibilidades de fraudes com cartões de crédito ou cartões bancários serão eliminados, pois não haverá mais cartão de crédito e nem cartões bancários.
O ponto aqui central é: onde tem máquina que lê cartão, pode ter máquina que lê impressão digital ou a íris dos olhos. Logo, as máquinas que lêem cartões podem ser substituídas pelas máquinas que lêem impressão digital ou a íris dos olhos.

Não só aumentará a confiabilidade do sistema como representará uma economia gigantesca para os bancos, pois não haverá mais a necessidade de imprimir cartões e desenvolver tecnologias e chips que tornem esses instrumentos seguros. A própria pessoa carrega consigo a identificação de acesso. Essa identificação não estará em um papel ou em um cartão. Considerando que uma pessoa é diferente da outra, basta usar os scanner de leitura para fazer as identificações pessoais.
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Outro ponto importante é que os caixas eletrônicos podem ser universais, ou seja, um mesmo caixa eletrônico pode ser usados por todos os bancos. Basta a pessoa escolher o nome do banco e se conectará na rede daquele banco específico, falando com a atendente online do banco no qual se conectou e fazendo o que tem que fazer.

Além disso, não precisa ser um banco nacional, pode também haver uma lista de bancos estrangeiros, o que expande o serviço para qualquer parte do mundo, ou seja, esses caixas eletrônicos interativos e inteligentes podem ser instalados em qualquer parte do mundo e a pessoa poderá, de qualquer parte do mundo, através deles, se conectar em seu banco e fazer as operações que deseja fazer.

Só para ilustrar: a pessoa vai até o caixa eletrônico interativo, usa a identificação pessoal pela digitais e pela íris, aparece uma lista de bancos nacionais e estrangeiros, a pessoa escolhe o banco, se conecta na rede daquele banco, se precisar de ajuda de uma atendente, aperta a tecla de auxílio, aparecerá a atendente, falando o idioma e a língua da pessoa, uma vez que a conexão foi feita no país onde a pessoa tem a conta original, a pessoa faz as operações que deseja e serviço encerrado.

Dessa forma, as agências bancárias, como as que conhecemos hoje, não precisarão mais existir, tudo pode ser feito a distância (Ver texto: Sistema de Trabalho a distância), de qualquer parte do mundo. E qualquer banco poderá ter clientes em qualquer parte do mundo, basta treinar e ter atendentes falando o idioma de cada nação.

Além disso, como escrevi acima, não há necessidade de existir mais cartões, chips, etc, basta os bancos adotarem a identificação pessoal pelas digitais (leitura das mãos) e ter os escaner adequados instalados em cada caixa eletrônico. Isso substitui, com muito mais segurança, todos os tipos de cartões. P/ o ladrão roubar a pessoa terá que cortar a mão dela ou arrancar os olhos, etc, o que, na prática, inviabiliza os furtos e roubos de contas e caixas eletrônicos e se tem atendentes olhando pelas câmeras dos caixas eletrônicos, as ações de bandidos para roubar esses equipamentos será muito mais difícil.