Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

01/08/2011

Imposto e corrupção

Essa é a visão terrível dessa história.

No Brasil, enquanto vemos de um lado as arrecadações do governo batendo recordes, chegando a números trilionários, do outro vemos esse dinheiro sendo consumido por corruptos e corruptores, políticos, empreiteiras e outras empresas corruptas consumindo o dinheiro dos impostos altíssimos que existem por essas banda.

P/ piorar, os órgãos de controle, por exemplo o TCU, faz auditorias refinadas pegando os corruptos no fraga e descobrindo seus golpes, porém, a solução final é enviar p/ o Congresso, onde estão os corruptos, p/ tomarem providências contra a corrupção.

Mais do que isso, o Congresso, onde está a banda podre, não vota uma legislação eficaz contra a corrupção e os corruptores, pois se fizer isso, fecharão as portas p/ o enriquecimento ilícito dos políticos.

Os velhos métodos do milênio passado tem que ser parados, de uma forma ou de outra. A lei de ficha limpa é uma ação importante p/ retirar, do cenário, de forma definitiva, os políticos corruptos. Agora falta tornar a corrupção crime hediondo, crime contra a coletividade, e implantar o confisco dos bens dos corruptos e dos corruptores.

Nesse contexto, a instalação do Governo Eletrônico é muito interessante. Além de eliminar a maior parte da burocracia, reduzindo custos, não teremos computadores corruptos ou corrompíveis.

Além disso, todas as decisões ficarão registradas podendo ser vistas e revistas a qualquer momento.
------------------
Contra a burocracia: tecnologia

A burocracia estatal tomou conta das sociedades atuais. Inclusive, percebe-se claramente que, muitas vezes a burocracia é que governante e não a pessoa que foi eleita pelo Povo. Isso porque a alta burocracia é que orienta a direção do governo e das decisões políticas sociais. Já a baixa burocracia mantém o Povo enredado nas teias da lentidão.

Inclusive, alguns grupos falam da tomada do poder pelos burocratas e na mera manutenção dos políticos como testa-ferro, ou seja, quem governa realmente é a burocracia. Isso explicaria as dificuldades em promover mudanças essenciais em certos países. Dificuldades impostas pelos burocratas que travam o governo e as decisões políticas que travam seus interesses.

Essa questão é problemática, pois os burocratas não são eleitos pelo Povo. Não deveriam possuir o nível de poder que alcançaram. Não só isso, as democracias e o Estado de Direito são corroídas pela corrupção que, na maioria dos casos, tem origem nesse nível.

Uma forma eficiente de se reduzir o excesso de poder da burocracia é investindo em tecnologia. Serviços públicos e procedimentos públicos feitos via internet, por exemplo, permitindo que as pessoas acessam o serviço diretamente nos servidores, sem intervenção humana, sem pedido direto de autorização para alguém. Computador não cobra propina e nem pede caixinha para praticar um ato administrativo.

Aém disso, sistema integrado, quando envolvem a decisão de vários órgãos, são muitos interessantes. Todos os processos administrativos e judicias deveriam ser eletrônicos. Assim, os órgãos intervenientes acessam o sistema, em um prazo determinado, e emite a sua opinião. Eliminando o papel e o carimbo, o poder da burocracia reduz drasticamente.

Não só isso, o sistema ganha eficiencia e velocidade, uma vez que elimina a manipulação da papelada, assim como a desculpa de que o processo ainda não chegou, está com não sei quem, só vai ser liberado se pagar propina, etc. O processo está na rede, na internet, todo mundo está vendo. Quem fizer besteira é visto por todos. Tem que cumprir os prazos e emitir suas decisões nos termos da lei. Todo mundo pode fiscalizar e investigar cada ato.

Isso é muito interessante. Contudo, como disse, essa idéia tira poder da burocracia, logo, as chances de implantação de um sistema desses esbarra sempre na má-vontade dos administradores públicas. Eles querem projetos que aumentem ainda mais seu poder pessoal e não projetos que reduza o poder que acumularam, reduza o poder da burocracia.

Isso reduz custos, aumenta a eficiência dos sistemas, a velocidade das decisões e permite, por exemplo, que as pessoas trabalhem em suas casas, seja atuando nos processos como partes, seja atuando como juízes, administradores públicos, procuradores, cartorários, etc. Cada um seguindo a ordem legal estabelecida, interfere no processo na exata medida de sua competência. E todo mundo vê o que ele fez.

Inclusive, no caso dos processos judiciais, uma relativização das competências seria muito interessante. Assim, os locais onde existe grande acúmulo de processos pode receber apoio de juízes que estão em locais onde existem poucos processos. Os processos estão na rede, o juiz pode acessá-los e emitir decisões. Certamente, essa idéia precisa ser melhor estruturada, contudo, o caminho é esse.

----------------------------
Uma nova base para a política

Nos acostumamos com aquilo que encontramos pronto quando chegamos. Com isso bloqueamos outros caminhos e passamos a acreditar que mudanças não são possíveis. Nada é impossível para aquele que crê.

Precisamos refazer a base da política atual. E essa nova base tem que ser assentada na consciência, na liberdade e no humanismo. A política não governa a sociedade apenas para a geração atual, mas sim para todas as gerações. O objetivo da política não é satisfazer os interesses dos poderosos e de suas empresas, interesses do mercado, mas sim satisfazer os interesses da coletividade, pensando na atual e nas futuras gerações...

O mercado pode existir, desde que dominado pela consciência. Hoje acontece o inverso: o mercado domina a consciência, domina o conhecimento, os saberes e a informação, compra e produz os jornalistas, intelectuais, pensadores e autoridades que necessita para defender seus interesses e suas teorias, dissemina o egoísmo e o consumismo patológico, cria banalidades e pessoas banais.

Uma nova base para a política... Uma nova política para uma Nova Era...

A única dúvida que persiste é: até que ponto as democracias atuais vão suportar a corrupção, ou seja, qual é o nível máximo de corrupção que o sistema tolera; assim como, até quando o Estado de Direito vai se manter em pé diante de tantas injustiça ???
----------------------------
A velha estratégia

A estratégia dos corruptos e seus aliados, assim como militantes do lado sombrio, para tentar me impedir de escrever contra eles, consiste em tentar impedir que eu trabalhe e seja remunerado pelos serviços que presto, ou seja, acham que impedindo que eu obtenha trabalho ou seja remunerado pelos serviços que fiz, não vou ter recursos para fazer publicações e vou deixá-los em paz para roubar, destruir e dominar os justos...

Inegavelmente, é uma estratégia interessante que vai me obrigar a mudar a minha forma de ação... Talvez eu tenha que recorrer a auxílios e financiamentos, para a disseminação das minhas ações e idéias, de grupos radicais que estão empenhados em derrubar e destruir o sistema iníquo que estabeleceram e pretendem perpetuar. Acho que posso reforçar os grupos radicais que lutam contra o mal, que lutam contra aqueles que usam o poder para praticar iniquidades, injustiças e destruição...

É um erro atacar quem não tem poder nenhum e não decide nada... Todos os ataques devem ser orientados contra quem tem poder de decisão nas mãos e usa esse poder para dominar, oprimir e excluir. Temos que lutar contra quem usa o poder para praticar o mal, praticar ou manter injustiças, exclusões e desigualdades sociais, para explorar os pobres, os fracos, o órfão e a viúva.

E também temos que lutar contra quem tem o poder nas mãos e não o usa para nada, ou seja, monopoliza o poder, pode fazer o bem e não faz nada...

Já que estão me impedindo de fazer as coisas pacificamente, a estratégia pode ser modificada e as barreiras derrubadas... O sistema iníquo pode ser desmantelado pedra por pedra e um sistema justo, comandado por pessoas justas, pessoas iluminadas, podem ser construído.

O mal não está só no executivo, mas também no legislativo e no judiciário... Não adianta limpar o executivo, se o legislativo e o judiciário continuam contaminando o sistema com iniquidades, ações injustas, corrupção, etc... Não adianta mudar o executivo e o legislativo, se a burocracia e o judiciário continuam disseminando o mal...

Quando digo sistema iníquo não estou me referindo só ao executivo, mas principalmente aos corruptos do legislativo e do judiciário. Inegavelmente, o mal maior está no judiciário, um sistema que deveria ter uma preocupação com a justiça e que, cada vez mais, se transforma em uma mão opressora, excludente e dominadora. O judiciário faz justiça ??? Se faz, surge outra pergunta: para quem ???

Portanto, temos um executivo que governou a maior parte de sua história para os poderosos... Atualmente continua governando para a classe hegemônica, só que de forma dissimulada, sorrateiramente... Um legislativo corrupto que produz leis por dinheiro, desviando recursos por meio de empreiteiras ou mensalão.

Os cargos principais do executivo e do legisaltivo ainda podem ser modificados pela vontade popular, contudo, a burocracia estatal e o judiciário não podem ser modificados. No caso do judiciário, é muito pior, pois além de alguns grupos produzirem o mal, eles também produzem seus sucessores...

Alguns grupos de resistência não-violenta se mantém como uma fonte eficaz de contra-poder... Uma força capaz de derrubar toda a estrutura de dominação, opressão e exclusão que protege os corruptos e seus aliados. Esses grupos de resistência não-violenta precisam apenas ter uma orientação precisa dos alvos que precisam desmontar...

Ações e idéias que visam fazer evoluir, iluminar, as consciências humanas; o meu objetivo se altera e passa a ser: tirá-los, o mais rápido possível, do poder, impedindo-os, definitivamente, de retornar... Somente depois disso, devo continuar com as ações e idéias que visam fazer evoluir, iluminar, as consciências humanas.
----------------------------