Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

19/08/2011

A corrupção

Percebam como é necessário ter sabedoria, entendimento e discernimento p/ analisar as coisas. A corrupção é sempre intolerável ? A resposta é não, pois nos regimes autoritários e totalitários era, justamente, a corrupção dos agentes malignos que permitia salvar vidas. Há muitos exemplos disso.

Já em uma democracia, um regime do bem e da liberdade, a corrupção é intolerável, pois ocasiona o mal, faz o dinheiro público ser privatizado e cair em um poço sem fundo.

Inclusive, há estudos, acho que do Banco Mundial, que mostram que o combate a corrupção faz aumentar o PIB. Portanto, combater os corruptos e corruptores é uma forma de fazer o PIB crescer.

Certamente, aumenta o dinheiro disponível p/ investimentos produtivos e faz os investimentos produtivos se concretizarem. A corrupção faz os investimentos produtivos se transformarem em investimentos fantasmas.

Investem, investem e nada acontece, a coisa não muda, tudo fica do mesmo jeito. Por que ? É a corrupção carregando o dinheiro p/ os bolsos dos corruptos e corruptores.

Onde há corrupção não há segurança p/ investir. Não há segurança jurídica nos tribunais, segurança nas leis que emanam do legislativo e nem segurança quanto ao executivo. As coisas podem mudar sem aviso e sem previsão se tem corrupto por perto, corroendo o dinheiro público e a moralidade política e jurídica do país.

Se há denúncia de corrupção, o melhor que o governante faz é deixar que o sistema de justiça faça o seu serviço. Não interferir p/ salvar o corrupto, pois mais cedo ou mais tarde a casa cai e pode arrastar o governante junto. Se o indivíduo se envolveu em corrupção, a justiça tem que ser feita. Se for inocente, a verdade aparece. Quem tem medo da justiça pode saber que tem o rabo preso. Quem não deve, não teme.

Além disso, continuo na linha de que corrupção tem que ser considerada crime hediondo e os bens do corrupto e dos corruptores confiscados, para pagamento com juros e correções do dinheiro confiscado.

O PR saiu do governo por causa da corrupção ? Por que eles apoiam os corruptos ? Por que foram pegos com a boca na botija ? Se foi por causa disso é melhor dizer: "Já vão tarde e não esqueçam nenhum corrupto p/ trás, podem levar todos".