Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

03/08/2011

Construção de pessoas globalizadas

Como pretendem construir uma globalização eficiente e duradoura se não constroem pessoas globalizadas. A economia, o mercado e o dinheiro se globalizam facilmente, mas e as pessoas ?

Globalização envolve pessoas, envolve a construção de uma consciência universal (Texto do Professor Milton Santos) ou cosmopolita (Kant - Paz Perpétua).

http://www.leonildo.com/pdf/outra-globalizacao.pdf

http://www.leonildo.com/pdf/kant-paz-perpetua.pdf

A idéia que existe hoje é: quero seu dinheiro, mas não quero sua presença. Essa idéia está errada. É coisa do milênio passado.

O objetivo final da globalização é ter um mundo como se fosse uma União Européia, onde as pessoas, com suas famílias e propriedades, se movimentam de um país p/ outro sem ter limitações e sem ter barreiras. Isso significa elevar a consciência e a liberdade e derrubar as fronteiras - barreiras nacionalistas - do milênio passado.

É possível respeitar nações, povos, culturas e línguas sem que existam as limitações fronteiriças. Como existe hoje na União Européia.

Inclusive, eu já falei, em um texto, da globalização social ao invés da globalização econômica. (Texto aqui).
http://www.leonildo.com/ini10-11.htm

Alguns instrumentos são importantes p/ construção de pessoas globalizadas. Por exemplo, o desenvolvimento dos tradutores autopoiético (tenho que digitar o projeto) que eliminam as diferenças de língua, ou seja, uma pessoa, usando um desses tradutores automáticos, entende o que o outro está falando sem precisar passar anos estudando tal língua.

Os tradutores automáticos nos navegadores da internet. Tradutores de texto e som é um instrumento importantíssimo na construção de pessoas globalizadas. Principalmente quando aplicados na área de educação. Cursos completos de universidades estrangeiras, disponibilizados gratuitamente, e traduzindos automaticamente p/ qualquer língua. Nesse contexto também serão necessários os tradutores autopoiéticos.

Tradutor autopoiético é parecido com o tradutor do Google, porém, mais inteligentes. Resultam de construção coletiva.

O trabalho a distância é outro instrumento importante p/ a construção de pessoas globalizadas. (Texto aqui)
http://www.leonildo.com/e-gov4.htm

Também tenho o projeto da Universidade móvel que permite ao aluno viajar pelo mundo enquanto está estudando (Texto aqui). Essa universidade permite formar um aluno com uma visão ampla do mundo globalizado, conhecedor das culturas, dos costumes e das diferenças regionais. Um aluno respeitador das diversidades.

http://www.leonildo.com/e-gov104.htm

Outro projeto nesse sentido são as residências móveis. (Texto aqui)
http://www.leonildo.com/e-gov100.htm


O Governo Global Eletrônico também é importante nesse contexto. (Texto aqui).
http://www.leonildo.com/e-gov67.htm

São instrumentos que constroem ou necessitam de pessoas globalizadas.

Há também as religiões, porém, já tratei disso em um dos posts abaixo.