Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

26/07/2011

Pão e circo na Web

O que mais tem na web é distração, link fraudulento que, ao invés de levar p/ um lugar leva p/ outro; coisas inúteis, que não servem p/ nada e publicidade do Google.

Isso é pão e circo na web. Dá a impressão que a internet não serve p/ muita coisa, a não ser p/ conversa e distração.

O que falta: mais conteúdo útil, mais conteúdo educacional, mais conteúdo confiável.

Além disso, os governos estão ensaiando métodos de controle da web, ou seja, querem sistemas que monitorem e eliminem os conteúdos indesejados, como acontece na China e no Irã. P/as democracias ocidentais essas formas de controle, seja da internet, seja das telecomunicações comuns são ruins, são autoritárias, anti-democráticas.

"A verdade vos libertará". E a internet é uma forma rápida e segura de dizer a verdade. Não podemos deixar o pão e circo se sobrepor às coisas relevantes e importantes ou deixar os governos cortar aquilo que contrariam suas ideologias.