Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

25/07/2011

E os EUA

O enfraquecimento dos EUA pode representar o enfraquecimentos da democracia pelo mundo. E a subida de regimes autoritários nesse vácuo de poder ou o retorno de velhos nacionalismos do milênio passado.

Em termos de liberdade, ninguém quer viver em regimes de intolerância. Quem tem consciência e quer expressá-la sabe que o melhor regime para isso é os EUA ou a União Européia.

Contudo, a economia não quer saber se é um regime de intolerância, ou de escravos, ou se é um democrácia. O mercado tem uma mão invisível, mas não tem consciência.

Além disso, as corporações americanas podem perder mercado, com o enfraquecimento econômico dos EUA. E os bilionários americanos já não serão tão bilionários assim.

Em outras palavras, quem vai acabar perdendo mais com o calote americanos são aqueles que podem ajudar mais e não querem: as corporações e os bilionários.

Cortar programa social não é solução em país/nação nenhuma. Demonstra apenas a decadência