Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

01/03/2011

E-mail enviado às universidades americanas

e ao governo americano em 05/maio/2003

Naquela época eu estava em Letícia, na Colômbia. A importância disso é que tem projetos, sempre tem. Não começa tê-los de uma hora para outra.

Além disso, é importante observar que as perseguições que acontecem hoje, conforme descrito no texto, já aconteciam naquela época. E a saída que eu visualizava já era ir para os Estados Unidos.


Data: Mon May 5 19:15:33 2003
De: Leonildo Correa (guardar endereço)
Para: (...)
Assunto: organized crime, drug trafficing, colombia, immigration
Mensagem
(ver cabeçalho)
subject: organized crime, drug trafficing, colombia, immigration


PREZADO SENHOR:

MEU NOME É LEONILDO CORREA DA SILVA, SOU BRASILEIRO, ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO
DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E HÁ DOIS ANOS ESTUDO O CRIME ORGANIZADO
TRANSNACIONAL, SUAS VERTENTES, SUA ATUAÇÃO E INFILTRAÇÃO NAS ESTRUTURAS DO
ESTADO, MAIS ESPECIFICAMENTE DESENVOLVO OS SEGUINTES TEMAS E TRABALHO NA
CONFECÇÃO - ELABORAÇÃO - DOS SEGUINTES PROJETOS:

1 - INFILTRAÇÃO E ATUAÇÃO DO CRIME ORGANIZADO NAS INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE
CIVIL;

2 - O CRIME ORGANIZADO TRANSNACIONAL E A FRAGILIDADE DOS ESTADOS NACIONAIS -
A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL;

3 - O CRIME ORGANIZADO TRANSNACIONAL E AS GUERRILHAS COLOMBIANAS;

4 - O PLANO COLOMBIA E SEUS REFLEXOS NO BRASIL;

5 - REDES VIRTUAIS DA CRIMINALIDADE TRANSNACIONAL - A TERCEIRA VIA DO CRIME
ORGANIZADO;

6 - PROJETO: CONTROLE DIGITAL E PÚBLICO DO ESTADO - DEFESA CONTRA O CRIME
ORGANIZADO;

7 - O CRIME ORGANIZADO TRANSNACIONAL E O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL;

8 - PROJETO: COLÔNIAS PENAIS PRIVADAS - TRABALHO E EDUCAÇÃO PARA RECUPERAR E
REINTEGRAR O PRESIDIÁRIO;

9 - PROJETO: SISTEMA INTEGRADO DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL PARA ÁREAS DOMINADAS
PELA CRIMINALIDADE E DE INTENSOS CONFLITOS SOCIAIS;

10 - PROJETO: ENSINO VIRTUAL A DISTÂNCIA - O FIM DA EXCLUSÃO SOCIAL DE ÁREAS
DE DIFÍCIL ACESSO;

11 - CONTRA A LÓGICA DO LUCRO CAPITALISTA - O BEM-ESTAR SOCIAL PROVIDO PELA
INICIATIVA PRIVADA;

12 - O CONHECIMENTO E A JUSTIÇA NA ERA DIGITAL;

13 - PROCESSO VIRTUAL -A INFORMATIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS JURÍDICOS;

14 - PROJETO: REDE VIRTUAL DE DIREITO - ADVOGADO VIRTUAL - A NOVA ERA DA
ADVOCACIA;

15 - EMPREGO VIRTUAL - COMO REGULAMENTAR ESTA NOVA FORMA DE TRABALHO;

16 - LIVRO VIRTUAL - COMO PRESERVAR O DIREITO DE PROPRIEDADE;

17 - PROJETO: BIBLIOTECA PÚBLICA VIRTUAL - CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO PARA
TODOS;

18 - PROJETO: SISTEMA INTEGRADO DE PROTEÇÃO E BEM-ESTAR SOCIAL;

19 - PROJETO: CENTRO VIRTUAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA;

20 - PROJETO: ESCOLA PÚBLICA VIRTUAL - RECONSTRUINDO O ENSINO NA ERA
DIGITAL;

21 - PROJETO: REDE BRASIL DE CONHECIMENTO, PESQUISA E COLABORAÇÃO
CIENTÍFICA;

22 - SISTEMA INTEGRADO DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL - O DESENVOLVIMENTO EM
CADEIA;

23 - A FUNÇÃO ECOLÓGICA DA PROPRIEDADE;

24 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONTRA A CRIMINALIDADE E A VIOLÊNCIA;

25 - PROJETO: IMPLEMENTANDO ENERGIAS LIMPAS;

26 - PROJETO: FUNDAÇÃO AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL;

27 - PROJETO: FUNDAÇÃO BRASIL;

28 - PROJETO: INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA.

SÂO ESSES TEMAS E PROJETOS QUE PRETENDO TRABALHAR NOS PRÓXIMOS 5 ANOS.

INFELIZMENTE, AS MINHAS PESQUISAS NÃO SÃO BEM VISTAS OU INCENTIVADAS PELA
UNIVERSIDADE A QUAL PERTENÇO, POIS A MINHA LINHA INDEPENDENTE E AUTODIDATA
DE DESENVOLVIMENTO NÃO LHES AGRADA, UMA VEZ QUE O SISTEMA DE ENSINO
BRASILEIRO É FECHADO E ATRASADO E NÃO PREMIA O DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E
AUTODIDATA DO ALUNO. OS ESTUDANTES DE GRANDE CAPACIDADE E DESENVOLVIMENTO
INTELECTUAL SÃO OBRIGADO A REDUZIREM SUAS ATIVIDADES INTELECTUAIS E SUA
CRIATIVIDADE, AFIM DE CAMINHAREM NO RITMO DA MEDIOCRIDADE.

(...)

A PARTIR DOS ESTUDOS E DOS LEVANTAMENTOS E OBSERVAÇÕES QUE REALIZEI,
PRINCIPALMENTE, SOBRE OS PROGRAMAS DO GOVERNO COLOMBIANO CONTRA OS
MOVIMENTOS INSURGENTES E OS CARTÉIS DA DROGA CONCLUI QUE TAIS PLANOS SÃO
INEFICAZES E TOTALMENTE INUTEIS, OU SEJA, TODOS OS RECURSOS DESTINADOS A
TAIS PROGRAMAS SÃO DESPERDIÇADOS E PERDIDOS. EM OUTRAS PALAVRAS, OS
PROGRAMAS DO GOVERNO COLOMBIANO CONTRA O NARCOTRAFICO E CONTRA AS GUERRILHAS
SÃO MEROS PALIATIVOS QUE ATACAM APENAS OS SINTOMAS DA CRISE E NÃO SUAS
CAUSAS.

CHEGUEI A ESTA CONCLUSÃO APÓS ANALISAR AS BASES ECONÔMICAS, A ESTRUTURA
SOCIAL, A PRESENÇA DO ESTADO, AS PERSPECTIVAS DE VIDA E FUTURO DA POPULÇAO,
OS PROGRAMAS DE PROTEÇÃO E BEM-ESTAR SOCIAL DAS REGIÕES CRITICAS, OU SEJA,
DAS ÁREAS TOMADAS PELA CRIMINALIDADE E CUJO PODER DE MANDO TEM ORIGEM NA
CRIMINALIDADE OU EM PODER EXTRA-OFICIAL.

NESTAS REGIÕES HOUVE A SUBSTITUIÇÃO DO ESTADO OFICIAL PELO ESTADO PARALELO,
JUSTAMENTE PORQUE O ESTADO OFICIAL NUNCA ESTEVE PRESENTE NAS ÁREAS CRITICAS.
NÃO HAVENDO A PRESENÇA ESTATAL O VÁCUO FOI OCUPADO PELAA FORÇAS
EXTRA-OFICIAIS E PELA CRIMINALIDADE, QUE CRIARAM A ALIMENTARAM UMA ESTRUTURA
ECONÔMICA E UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL ASSENTADA SOBRE O CULTIVO E PRODUÇÃO DE
DROGAS. CONTAMINARAM A SOCIEDADE E A POPULAÇÃO, QUE NÃO TINHA PERSPECTIVA DE
VIDA MELHOR E FUTURO, COM A ALTA RENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE COCA.

A AUSÊNCIA DO ESTADO OFICIAL ESTABELECENDO A ORDEM E EXECUTANDO PROGRAMAS DE
PROTEÇÃO E BEM-ESTAR SOCIAL FOI O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO E
DESENVOLVIMENTO DE ÁREAS CRITICAS.

RECUPERAR ESTAS ÁREAS E A POPULAÇÃO QUE A COMPÕE TEM QUE COMEÇAR PELA
MODIFICAÇÃO DA ESTRUTURA ECONÔMICA E DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL DAS REGIÕES
CRÍTICAS, PELA IMPLANTAÇÃO DE UM MODELO INTEGRADO DE PRODUÇÃO SUSTENTÃVEL
QUE ELIMINE AS TERRAS PARADAS, IMPRODUTIVAS E COM CULTIVOS ILÍCITOS, AO
MESMO TEMPO EM QUE SE OCUPA A MÃO-DE-OBRA OCIOSA QUE HABITA O CAMPO E A
CIDADE NESTAS REGIÕES, SEM CONTAR QUE É FUNDAMENTAL A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA
REDE DE PROTEÇÃO E BEM-ESTAR SOCIAL, SIMULTANEAMENTE, AO DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO.

A DIFERENÇA ENTRE ESTE PLANO E OS PROGRAMAS IMPLANTADOS PELO GOVERNO
COLOMBIANO PARA ERRADICAÇÃO E ELIMINAÇÃO DOS CULTIVOS DE DROGAS É QUE ESTE
PLANO MODIFICA A BASE ECONÔMICA E A ESTRUTURA SOCIAL POR MEIO DA INTRODUÇÃO
DE AGRONEGÓCIOS E CULTURAS DE ALTA RENTABILIDADE, EMPREGANDO A MÃO-DE-OBRA
OCIOSA ABUNDANTE NA REGIÃO E GERANDO RENDA AOS TRABALHADORES RURAIS, POIS A
PRODUÇÃO, ASSIM COMO A DROGA, VISA O MERCADO INTERNACIONAL.

OS PROGRAMAS ATUAIS DE SUBSTITUIÇÃO E ERRADICAÇÃO DE CULTIVOS ILÍCITOS DO
GOVERNO COLOMBIANO NÃO FOMENTAM UMA PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL RENTÁVEL.
ARRACAM A DROGAS PARA IMPLANTAREM EM SEU LUGAR UM CULTIVO DE SUBSISTÊNCIA,
PRODUTOS FAMILIARES DE BAIXO CUSTO, PLANTADOS COM TÉCNICAS PRIMITIVAS E
INDUSTRIALIZADOS ARTESANALMENTE. TAIS PRODUTOS VISAM A SOBREVIVÊNCIA E O
INCIPIENTE MERCADO LOCAL. É UM CULTIVO QUE NÃO GERA EMPREGO E NEM RENDA, NÃO
É AUTO-SUFICIENTE, INDEPENDENTE E NEM AUTO-SUSTENTÁVEL. OS CAMPESINOS SÓ
ACEITAM OS PROGRAMAS PORCAUSA DAS COMPENSAÇÕES E DOS SUBSÍDIOS, MAS UMA VEZ
TIRADAS AS COMPENSAÇÕES E ELIMINADOS OS SUBSÍDIOS RETOMAM O CULTIVO E A
PRODUÇÃO DE DROGAS. ESSE MODELO DE DESENVOLVIMENTO E DE PROGRAMA GERAM UMA
ECONOMIA SUBSIDIADA E UMA CLASSE DE TRABALHADORES SOCIO-DEPENDENTES DO
ESTADO.

GANHAR PARA NÃO TRABALHAR, OU NÃO CULTIVAR DETERMINADO PRODUTO (DROGAS), E
COM DINHEIRO DE CONTRIBUINTE NORTE-AMERICANO É UMA MARAVILHA, MAS BASTA
PARAR DE PAGAR AS COMPENSAÇÕES PARA QUE TODOS VOLTEM AOS CULTIVOS ILEGAIS E
A PRODUÇÃO DE DROGAS. MAS O PIOR DE TUDO É QUE, MUITAS VEZES, O CAMPESINO,
MESMO RECEBENDO AS COMPENSAÇÕES DO ESTADO PARA NÃO CULTIVAR A DROGA, RECEBE
O BENEFÍCIO E AINDA CULTIVA A DROGA, GANHANDO, DE ACORDO COM ELES, DUAS
VEZES.

DISSO SE PERCEBE QUE FAZER A SUBSTITUIÇÃO DE CULTIVOS SEM ALTERAR A
ESTRUTURA ECONÔMICA DA REGIÃO CRÍTICA É O MESMO QUE MUDAR DE ROUPA PARA
ACABAR COM O MAL-CHEIRO QUE TEM ORIGEM NO FATO DE NÃO SE TOMAR BANHO. O
MAL-CHEIRO CONTINUA, POIS É ESTRUTURAL E TEM ORIGEM NO CORPO. A ROUPA É MERA
APARÊNCIA. ASSIM SÃO OS PROGRAMAS DO GOVERNO COLOMBIANO CONTRA O
NARCOTRÁFICO E OS MOVIMENTOS ARMADOS, MEROS PALIATIVOS - APARÊNCIA.

SE A BASE ECONÔMICA E A ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DA SOCIEDADE DA REGIÃO
CRÍTICA SE MANTÉM, NENHUM PLANO OU PROJETO CONTRA A CRIMINALIDADE E OS
MOVIMENTOS ARMADOS IRÁ FUNCIONAR. SE NÃO FOR CRIADA UMA REDE EFICIENTE DE
PROTEÇÃO E BEM-ESTAR SOCIAL SIMULTANEAMENTE AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO,
NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE SE RECUPERAR TAIS REGIÕES, DE INIBIR A ATUAÇÃO DO
CRIME ORGANIZADO E A PRODUÇÃO DE DROGAS, MENOS AINDA OS MOVIMENTOS ARMADOS.

A PARTIR DESSAS CONSIDERAÇÕES E ANÁLISE, ELABOREI UM PLANO DENOMINADO:
SISTEMA INTEGRADO DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL PARA ÁREAS CRITICAS. ESTE SISTEMA
RESOLVE 80% DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS ECONÔMICOS, SOCIAIS E HUMANOS DAS ÁREAS
ESCOLHIDAS, SEM CONTAR QUE ELIMINA A MAIORIA DOS CULTIVOS ILÍCITOS, RECUPERA
A CREDIBILIDADE DO ESTADO, ENQRAQUECE OS MOVIMENTOS ARMADOS E REDUZ
DRASTICAMENTE A CRIMINALIDADE. É UM VERDADEIRO PLANO DE OCUPAÇÃO DAS REGIÕES
CRITICAS.

ENTRETANTO, RETORNANDO AO TEMA MOTIVO DESTA MENSAGEM SOLICITO APOIO E
RECURSOS PARA SAIR DO BRASIL E CONTINUAR DESENVOLVENDO, NO EXTERIOR, OS MEUS
PROJETOS E PESQUISAS.

(...)

CERTO DE CONTAR COM VOSSA COLABORAÇÃO E ENTENDIMENTO REAFIRMO-LHE,
ANTECIPADAMENTE, MINHA ELEVADA CONSIDERAÇÃO.

ATENCIOSAMENTE,


LEONILDO CORREA
(...)as supressões continham informações pessoais e/ou sigilosas