Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

22/10/2010

A violência do Serra

Para quem faz pose com rifle snipe, falar de violência é hipocrisia.

Para quem trata professores, alunos e servidores públicos com bomba de gás, balas de borracha, cassetetes, spray de pimenta, etc, perde a legitimidade em reclamar da bola de papel ou fita crepe, depende do video que escolher, que jogaram na careca dele.

Se a bola de papel ou a fita crepe doeu tanto, imagine a dor de um tiro de bala de borracha, um golpe de cassetete ou spray de pimenta nos olhos. E pior, contra professores, alunos e servidores públicos. Videos mostrando isso tem de sobra. Isso sim é violência.

Contudo, vão dizer que um coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Porém, a diferença fundamental é que, no primeiro caso, o da polícia violenta, o Serra é o governante, no outro caso, o Serra é só um candidato, um cidadão comum.

O que é preocupante é que, ao invés de dedicarmos tempo para elaborar projetos e pensar em novas idéia, estamos usando o tempo para desarticular mentiras e desmontar factóides. E nesse ritmo a podridão vai puxando todos para a lama. Quando uma mentira é desarmada, já tem outro jornalista mudando a história e inventando coisa nova.

Além disso, propaganda política baseada em mentiras, manipulação de informação, construção de factóides, etc, tem uma origem bem conhecida: nazismo. Quem não tem razão e quer vencer a qualquer custo sempre usa essa técnica.