Pode ser uma usina gigantesca ou pode ser pequenos equipamentos para edifícios e residências. Inclusive, deve existir equipamentos específicos para instalação nos veículos que emitem poluentes.
De uma forma ou de outra, o princípio consiste em capturar o ar poluído, passá-lo por filtros e devolvê-lo completamente limpo para a atmosfera.
Dependendo da quantidade de equipamentos e da potência das usinas, o ar poluído, geralmente estacionado sobre as cidades, pode ser sugado de volta e limpo. Para isso, é essencial ter essas usinas em pontos estratégicos, ou seja, em posições onde a concentração de poluição é mais elevada e concentrada.
Dessa forma, o ar das grandes cidades pode voltar a ter a mesma pureza do ar de uma floresta ou fazenda. Para isso, basta ter um sistema de coleta e limpeza do ar que englobe grandes usinas, ar condicionado dos edifícios, residências e veículos; assim como filtro específicos nas fábricas, etc.
Da mesma forma como se limpa a água poluída para consumo, também se pode limpar o ar atmosférico.
Com isso a qualidade de vida nas grandes cidades aumenta exponencialmente, pois o ar poluído será eliminado e a atmosfera desse ambiente pode ser regulada para variados índices de pureza.