Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

27/09/2010

TRABALHO A DISTÂNCIA NO GOVERNO ELETRONICO
Analisando o sistema descrito se observa que as autoridades públicas, assim como os servidores públicos, neste sistema de governo eletrônico, dependerão, para o serviço que realizam, apenas de acesso ao sistema, via computador, ou seja, essas autoridades e servidores podem estar em quaisquer pontos do país, ou do mundo, e mesmo assim continuarem executando eficientemente suas funções.

Portanto, as autoridades públicas não precisarão mais de locais específicos para trabalhar, ou seja, não precisam estar concentradas em um único ponto, em um prédio específico, com horário de trabalho específico, jornada específica, etc. Inclusive, podem trabalhar de suas próprias residências, o que é o mais indicado.

Logo, a partir da instalação do Governo Eletrônico, uma nova modalidade de serviço passará a predominar. Isso significará uma economia gigantesca de gastos com escritórios e prédios públicos que não precisarão mais existir, uma vez que os servidores atuarão, no governo, diretamente de suas residências.

Além disso, os servidores públicos, que atuarão nessas áreas, passarão mais tempo com suas famílias, executando as suas funções na hora que desejarem.

Certamente, é preciso haver uma regulamentação específica para isso, principalmente, estabelecendo quais tarefas devem ser cumpridas e em que tempo. Contudo, o próprio sistema informa a autoridade ou servidor sobre as tarefas mais urgentes e o que deve ser feito.

Inclusive, as reuniões entre servidores, assim como ordens de superiores, tudo pode ser feito por videoconferência ou conversa em tempo real entre os servidores públicos, via rede do governo eletrônico.

Neste contexto se observa que é fundamental a reformatação da área jurídica que regula o serviço público, assim como as aposentadorias, etc.

A aplicação desse método de trabalho significará economia de recursos públicos. Logo, o dinheiro economizado pode servir para aumentar os salários dos servidores que executam tarefas braçais ou recebem salários baixos.

Quem ganha com a instalação do sistema de governo eletrônico? Todos ganham, incluindo os cidadãos, as empresas e o próprio governo. Os cidadãos ganham com a agilidade dos serviços públicos, transparência na administração pública, etc. As empresas ganham com a agilidade do governo na tributação, evitando fraudes, corrupções, etc, assim como possibilitando as compensações tributárias e redução de custos da máquina, inclusive, tornando possível a desejada redução da carga tributária.

O governo ganha com a eficiência das ações estatais, soluções rápidas para problemas sociais, políticos e administrativos; e as autoridades e servidores ganham com a possibilidade de trabalharem de suas residências, em tempo flexível, etc.

Enfim, um negócio bom para todos.