Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

29/09/2010

Sistema de trabalho a distância

A idéia aplicada abaixo pode ser generalizada para toda a sociedade, ou seja, o trabalho a distância pode ser disseminado na sociedade eletrônica. Certamente, englobando o trabalho a distância no Estado Eletrônico.

O ponto importante disso é que esse sistema de trabalho a distância resolve o problema das imigrações por razões de trabalho, incluindo o deslocamento de populações de um país para outro.

Por exemplo: a empresa contrata a pessoa. Instala os equipamentos de trabalho a distancia na residência dela. Assim, essa empresa pode utilizar a força de trabalho dessa pessoa em qualquer parte do país ou do mundo.

Certamente, para baratear os custos de instalação, é possível pensar no compartilhamento desses equipamentos de trabalho, ou seja, diversas empresas usando o mesmo tipo de sistema e equipamento, dessa forma, a pessoa pode prestar serviço em quaisquer das empresas do grupo.

Portanto, além de trabalhar para empresas privadas que utilizam trabalho a distância, a pessoa, uma vez selecionada, pode prestar serviços na Administração Pública Eletrônica. Considerando que o sistema instalado é o mesmo, é possível a prestação desse serviço para mais de uma empresa. Principalmente considerando que as distâncias são eliminadas, ou seja, o trabalhador pode atuar em uma empresa no Amazonas e em outra empresa, do mesmo ramo, localizada no Rio Grande do Sul; pode trabalhar na administração pública de Roraima e também na administração pública de Santa Catarina.

Além disso, a disseminação desse tipo de trabalho por todas as nações, eliminará a antiga idéia de divisão do trabalho, diferenças entre norte e sul. Isso porque, havendo integração entre os países, quaisquer pessoa poderá trabalhar em qualquer país, sem ter que imigrar.

O custo de instalação do governo eletrônico é pago pela redução de gasto da máquina estatal, incluindo a aplicação do trabalho a distância em toda a administração pública, de todos os níveis.

A eliminação de custos é mais do que certa. Custo de movimentação dos servidores públicos casa-trabalho. Custo de manutenção dos prédios públicos que se tornam desnecessários. Além disso, o ato administrativo eletrônico elimina o uso de material de escritório, arquivamento e manutenção de processos de papel, etc.

Além disso, a instalação dos equipamentos na residência do servidor consiste na transferência do equipamento que ele já utiliza na repartição pública. Portanto, a aquisição de equipamentos novos não é necessária. Basta apenas fazer uma atualização de redes e software.

É válido observar ainda, que esse sistema de trabalho a distância pode ter uma conexão específica para acessar o ensino público virtual - escolas e universidades virtuais. Dessa forma, além de trabalhar, a pessoa, usando o mesmo sistema, pode concluir todos os estudos sem sair da própria residência.

Sem contar que as próprias universidades virtuais, assim como as escolas públicas virtuais, são fontes de trabalho a distância, uma vez que professores, alunos e técnicos se encontram sem ter que sair da própria residência.

A maior parte do que foi citado aplica-se às empresas que utilizam o sistema de trabalho a distância, no âmbito de redução de custos e economia.

Inclusive, observando que os equipamentos do empregado consiste na transferência dos equipamentos que ele já utiliza dentro da empresa. Portanto, além de economizar com transporte, a empresa também economizará com a implantação de estrutura física que se torna desnecessária, desaparecendo a divisão matriz-filial.

São exemplos de ramos de atividade que pode utilizar o sistema de trabalho a distância:
- Governo Eletrônico: administração pública eletrônica - executivo, legislativo e judiciário eletrônico, etc;
- Universidades, escolas e bibliotecas virtuais;
- Empresas de criação de software, sites, portais, lojas virtuais, etc;
- Bancos, jornais, revistas, etc;
- Empresas de consultoria, telemarketing, etc;
- Indústrias controlada a distância;
- Máquinas e equipamentos operados a distância, etc.

Inclusive, essa última área - máquinas e equipamentos operados a distância - é uma das mais promissoras, uma vez que, por meio do desenvolvimento da robótica, mecatrônica e Engenharia Eletrônica, é possível desenvolver carros, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, navios e aviões operadas a distância, ou seja, o motorista, da própria residência, dirige esses veículos pelas rodovias e ruas das cidades.

Com isso o número de emprego na área de trabalho a distância é multiplicado, considerando que será possível ter transportadoras, empresas de ônibus, etc utilizando esse modelo de trabalho.

Sem dúvida nenhuma, este tipo de trabalho é uma linha importante de investimento, seja por parte do Estado, seja por parte das empresas privadas. Equipamentos controlados a distância abrem uma nova área de produção e trabalho.

Certamente, aliando essa nova área com a cultura da sustentabilidade e de novas fontes de energia renováveis, percebe-se que uma nova Era se concretizará nesses fundamentos. Inegavelmente, isso indica a necessidade de uma Nova Consciência e de renovação das instituições e estruturas sociais.

Além disso, é preciso construir idéias e projetos que gerem novos empregos e novos modelos de desenvolvimento. Inclusive, a instalação desse tipo de trabalho reduz consideravelmente o número de pessoas que circulam pelas grandes cidades, etc.