Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

29/09/2010

Construções pré-fabricadas
Nos projetos sociais (urbanização de favelas, construção de moradias populares, galpões de empresas, etc), para economizar tempo e reduzir custos, é essencial a utilização de construções pré-fabricadas.

Isso não significa seguir os modelos atuais que fazem construção personalizadas, mas sim de instalar uma indústria que tenha produção em série de construções pré-fabricadas (casas, edifícios, galpões, muros, etc).

Os modelos atuais custam caro porque são personalizados. Já a produção em série barateia os custos de produção, pois existe um único molde e a fabricação de milhares de peças do mesmo modelo.

Assim, um projeto de construção de casas populares pode ser feito em poucos meses, pois, ao invés de montar a residência tijolo por tijolo, neste sistema pré-fabricado, monta-se uma parede ou metade dela de uma única vez.

As peças podem ser fabricadas de concreto ou de quaisquer outro material.

Além disso, outro fator importante desse modelo é a possibilidade de desmontar a construção e refazê-la em outro lugar, sem ter perda do material ou da residência inteira, como ocorre nas construções atuais.

As construções, para o modelo pré-fabricado, são desenhadas e particionadas, para a montagem dos moldes. Certamente, são feitos os respectivos encaixes estruturais. Em seguida, os moldes são preenchidos formando as placas do desenho.

Logo após, basta conduzir as peças para o canteiro de obras onde são montadas as residências.

Como foi dito, em poucos meses, milhares de construções ficam prontas, economizando, inclusive, no acabamento.

Adotando um modelo de placas uniformes em vários tipos de construção, pode-se utilizar a mesma placa para fazer a parede de uma casa, de um edifício, de um galpão ou um muro.

A linha de montagem das peças pode ser completamente automatizados, ou seja, os desenhos das peças podem ser inseridos em um computador que controlará toda a produção. O que é comum nas indústrias desse tipo.

No âmbito da cultura da sustentabilidade, é importante unir essa solução, para construções em série, com ingrediantes ambientalmente corretos, assim a proliferação de moradias não ocasionará impactos negativos.

Portanto, as placas podem ser feitas usando concreto ecológico, aplicando elementos da cultura de autosuficiência, etc.