Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

29/09/2010

Carro elétrico autosuficiente

Tesla melhorado - Tesla Roadstar

Li uma reportagem que falava do veículo elétrico chamado Tesla. De acordo com a reportagem, o Tesla é uma resposta silenciosa e muito rápida à idéia de que todos os veículos devem adequar-se à cultura da sustentabilidade.

O custo com eletricidade do Tesla, para andar, busca a marca de apenas um cent por milha. Esse carro tem o dobro de eficiência no consumo de combustível em relação a carros híbridos.

Ele tem duas caixas de câmbio que conduzem o carro à velocidade máxima de 210 km/h - uma com opção de alto torque e a segunda com ritmo de aceleração mais lenta.

Tem carroceria de fibra de vidro e peso total de 1133 kg, 450 kg correspondem ao peso da bateria, composta de 6831 células de íons de lítio arrefecidas por líquido do tipo usado nos laptops.

A bateria pode ser recarregada em cerca de 3 horas de uso, tem autonomia de 400 km e uma vida útil de ao menos 160 mil km, após o que pode ser reciclada.

Imaginando esse veículo, fiz algumas intervenções benéficas na estrutura. Por exemplo, a bateria pode ocupar os lugares vazios do carro e ser desenhada na própria estrutura do mesmo.

O formato do carro não precisa ser futurista, assustando os consumidores, pode ser um modelo convencional, sem os excessos de desenhos futuristas.

A lataria pode ser feita com células fotoelétricas que capturam a energia solar e recarregam, automaticamente, as baterias. Assim, esteja andando ou esteja parando, o carro estará captando energia para recarregar as baterias.

Parte da energia gasta também pode ser recuperada do movimento das rodas e no deslocamento do ar, que passa pelo veículo.

Tudo isso pode ser usado para recarregar as baterias do veículo. Assim, no final da viagem o somatório de energia gasta e energia ganha será mínimo, aumentando, portanto, a autonomia do veículo.

Portanto, esse tipo de veículo é essencial para o século no qual estamos, principalmente porque auxilia na despoluição das cidades, concretizando a cultura da sustentabilidade e da autosuficiência.

Inclusive, o veículo elétrico desenvolvido pela Itaipu deve aproveitar essas idéias e aplicá-la no carro elétrico que desenvolveram e estão testando.