Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

21/09/2009

Consciência: no mundo material e espiritual
Metafísica da Consciência
Livro I - Deus é Energia Consciente
Autor: Leonildo Correa


A Consciência é um sistema movido por uma energia específica: Energia Consciente. Energia Consciente é o pensamento. As características desse sistema, características da Consciência, vêm da energia que o movimenta. Sem essa energia o sistema fica inerte, inoperante. Logo, quem anima, movimenta o sistema-Consciência é a Energia Consciente, é o pensamento. Contudo, geralmente usamos o termo Consciência como sinônimo de Energia Consciente. Porém, rigorosamente falando, Consciência é um sistema que movimenta Energia Consciente.

Desse fato resulta uma conclusão importante, onde há Energia Consciente, mesmo que uma centelha apenas, há Consciência. Como Energia Consciente é pensamento, o que foi dito pode ser reescrito como: onde há pensamento, há Consciência. E um ser feito só de Energia Consciente, é um ser feito só de pensamento.

Portanto, seres que possuem uma porcentagem de Energia Consciente em sua constituição precisam ter um sistema que movimenta essa Energia. No caso humano e no caso dos espíritos, uma Consciência. Já no caso de um Ser constituído integralmente de Energia Consciente essa exigência não é necessária, pois nesse Ser Supremo a Energia Consciente é pura e perfeita. Somente Deus, Criador de todas as coisas e de todos os universos, tem essa constituição. Por isso Ele é único e tem poderes ilimitados.

A Consciência, portanto, nos demais seres, é um sistema que contém e movimenta Energia Consciente. Esse sistema isola a Energia Consciente, não a deixa se esvair ou perder suas características, misturando-se com outras energias.

Energia Consciente - pensamento - é uma forma de energia que possui três capacidades fundamentais:
1- Capacidade de perceber a própria existência e ser independente, distinguindo-se do ambiente e interferindo nele (criando ou destruindo outras formas de energia);
2- Capacidade de captar, analisar, criar e incorporar informações, saberes e conhecimentos;
3- Capacidade de conhecer e escolher entre o bem e o mal.

Portanto, Energia Consciente ou pensamento é uma forma de energia que tem a capacidade de perceber a si mesma como um ser separado do ambiente, ver e interagir com a própria existência e com outras existências. Além disso, tem a capacidade de captar, analisar, criar e incorporar a si informações, saberes e conhecimentos. Logo, é uma energia capaz de conhecer e escolher entre o bem e o mal. Uma energia capaz de aprender, desenvolver, crescer e se manifestar. Enfim, é uma Energia viva que domina e manipula, podendo criar ou destruir, outras formas de energia.

Neste contexto, a frase de Descartes expressa uma verdade que se aplica tanto ao mundo humano, quanto ao mundo da energia. “Penso, logo existo.” Pode ser escrita como “Tenho Consciência, logo existo”, indicando que a existência, seja de um humano ou de um espírito, está ligada à Energia Consciente, ao pensamento. E existo porque tenho Consciência, ou seja, é a Consciência que percebe e define a própria existência. Em outras palavras, o homem existe porque tem pensamento, movimenta uma centelha de Energia Consciente que lhe dá percepção e autonomia. Deus existe porque é pensamento, porque é integralmente constituído de Energia Consciente.

Certamente, os pensamentos humanos são apenas uma centelha da Energia Consciente que constitui Deus. Deus é único, absoluto em poder e perfeição. É a fonte de toda Energia Consciente que flui no Universo. Inclusive, Ele pode-se ligar a qualquer Consciência onde exista Energia Consciente, pensamento, em ação.

No caso humano, quando o pensamento, impregnado de energia comum que captou durante a trajetória da vida, consegue fluir livremente no espaço e no tempo, fluir no mundo da energia, como um ser independente; quando consegue existir, independentemente do corpo material, independentemente do ambiente, quando consegue ter autonomia, percepção e controle sobre si mesmo e sobre o meio, ele se tornou um ser na forma de energia, uma Consciência na forma de energia. Um ser capaz de perceber a si mesmo, capaz de captar, analisar e criar informações, saberes e conhecimentos. Capaz de conhecer e escolher entre o bem e o mal. Logo, tornou-se um espírito.

Portanto, entre Deus, um espírito (por exemplo, um anjo) e o homem, apesar de possuírem uma essência comum (Energia, Consciência, Pensamento), há diferenças entre eles. Diferenças na constituição, perfeição e poder. Ilustrativamente, podemos pensar em uma hierarquia piramidal.

O Poderoso Deus está no topo da pirâmide. É único, absoluto em poder e perfeição. Deus é o Criador de tudo, de todas as coisas, logo, é a fonte da qual emana toda Energia Consciente, todo conhecimento e sabedoria. Deus não é apenas uma Consciência, mas a fonte de todas as Consciências. A Consciência é um sistema que contém e movimenta Energia Consciente. No caso humano a Consciência contém e movimenta uma centelha divina, o pensamento humano, o sopro do Poderoso Deus de Abraão.

Deus é constituído integralmente de Energia Consciente, de pensamento. Por isso, a perfeição absoluta, o poder ilimitado. Deus é integralmente uma Consciência na forma de energia.

Um espírito está no meio da pirâmide. Está acima dos homens, porém, abaixo de Deus. São seres comuns do mundo da energia (Entidades, anjos, demônios, etc). São seres híbridos constituídos de duas formas de energia: energia comum + Energia Consciente. Possuem um corpo de energia comum e uma “cabeça” formada de Energia Consciente.

Certamente, como são seres feitos inteiramente de energia, não possuem uma forma definida. Como possuem Energia Consciente, possuem Consciência. Tem poderes, porém, estão sujeitos às regras e ordens superiores. São seres altamente controlados, podendo fazer, só e somente só, aquilo que foi estabelecido. São os habitantes comuns da dimensão da energia.

Além disso, a quantidade de Energia Consciente que possuem determina a quantidade de poder que manejam no mundo da energia. Quanto mais Energia Consciente, mais poder. Pouca Energia Consciente, pouco poder. Poder para conhecer, criar, destruir, dominar e manipular outras formas de energia.

Na base da pirâmide está o homem. Outro híbrido, ser material, feito de terra (matéria) e animado por uma centelha divina, uma centelha de Energia Consciente (o sopro de Deus) girando em mecanismo orgânico. No caso humano, há um corpo feito de matéria (energia condensada) e uma “cabeça”, mecanismo orgânico, que movimenta uma centelha de Energia Consciente (pensamento).

No homem, portanto, a Energia Consciente (pensamento) necessita de um mecanismo material (o cérebro) para funcionar. Sem o mecanismo orgânico a centelha de Energia Consciente volta para o mundo da energia. Logo, no caso humano, esse mecanismo material integra o sistema que movimenta a Energia Consciente, integra o sistema-Consciência humano.

A função do mecanismo orgânico é captar o mundo externo, captar o ambiente, e transformar esses dados captados em energia, enviando-os para a Consciência para serem aglutinados na Energia Consciente que aí se movimenta. É interessante observar que quanto mais dados captados do ambiente exterior (informações, saberes e conhecimentos), mais energia são concentradas na Consciência e mais Energia Consciente são produzidas, ou seja, mais pensamentos são realizados.

Em termos de perfeição, o homem é um ser híbrido. Um corpo material, pó do planeta, somado a uma faísca de Energia Consciente (pensamento). O corpo material, assim como o mecanismo orgânico da Consciência, que captura e transforma os dados do ambiente em energia, evidencia que o homem é um ser imperfeito, um ser espiritual em construção.
Em termos de poder de ação, no mundo tridimensional, o homem recebeu a dádiva do livre-arbítrio. Logo, pode escolher entre o bem e o mal. Certamente, paga o preço dessa escolha, contudo, pode escolher.

Citei a “capacidade de conhecer e escolher entre o bem e o mal”, como uma característica da Consciência, por causa do Gênesis, capítulo 3, versículo 4-5 que diz: “A serpente disse à mulher: ‘Certamente vocês não morrerão! Realmente, Deus sabe que no dia em que vocês a comerem seus olhos se abrirão e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal.’”

E também, por causa do versículo 22, desse mesmo capítulo, que diz: “Deus disse: “O homem tornou-se como um de nós no conhecimento do bem e do mal. Agora ele deve ser impedido de estender sua mão e também tomar da Árvore de Vida. Ele (pode) comê-la e viver para sempre!”

Ambos os versículos evidenciam que os humanos e os seres que habitam o mundo da energia, incluindo Deus, têm a mesma capacidade para conhecer o bem e o mal. Caso contrário, Deus não diria que “O homem tornou-se como um de nós no conhecimento do bem e do mal”, ou seja, o homem se tornou como Deus na capacidade de conhecer. E a capacidade de conhecer é executada, ou movimentada, pela Consciência.

Tem livre-arbítrio porque tem pensamento (centelha de Energia Consciente). E se tem Energia Consciente (pensamento) tem Consciência. Não é um ser controlado ou dominado pelas forças do mundo espiritual. É um ser independente, pois possui uma Consciência própria. Também domina outras formas de energia e busca multiplicar, para evoluir, a centelha de Energia Consciente que recebeu, transformando-se em um ser espiritual capaz de fluir livremente para o mundo da energia.

Portanto, Consciência na forma de energia, ou Energia Consciente, é pensamento livre de quaisquer mecanismos materiais, fluindo, como um organismo, no espaço e no tempo. Nesse caso, fluindo no mundo da energia.

A Consciência é um sistema movido por Energia Consciente, movido por pensamento. No homem esse sistema é um mecanismo orgânico, um mecanismo feito de matéria, o cérebro humano. Um mecanismo que armazena e movimenta uma centelha de Energia Consciente, o pensamento.

Em um espírito, a Consciência também é um sistema, porém, esse sistema é constituído de energia comum. Unida, ligada ou misturada a essa energia comum está uma porcentagem de Energia Consciente. Portanto, os espíritos também possuem Consciência, também conhecem e podem escolher entre o bem e o mal. Logo, um espírito pode pertencer à luz ou servir às trevas. Um exemplo disso é o caso de Lúcifer, um anjo de luz que debandou para as trevas, arrastando consigo 1/3 dos anjos do céu.

O sistema-Consciência humano, como foi dito, movimenta uma centelha de Energia Consciente. E a segunda capacidade fundamental da Energia Consciente (pensamento) é captar, analisar, criar e incorporar informações, saberes e conhecimentos. Essa capacidade permite a reprodução, a multiplicação, da Energia Consciente, dos pensamentos, no sistema-Consciência.

Além disso, a partir das informações, saberes e conhecimentos captados, o sistema-Consciência, por meio da Energia Consciente, pensamentos, pode gerar novas informações, saberes ou conhecimentos, ou então, emitir, após tal análise, uma sentença, uma decisão que deverá ser executada. Uma sentença que deverá ser transformada em ação pelo indivíduo. Toda ação humana, antes de ser ação, foi um pensamento, foi uma ordem da Consciência.

Ilustrativamente, o sistema-Consciência humano pode ser comparado a um juízo ou uma vara judicial. O juízo ou vara judicial, através do processo judicial, analisa provas, fatos, etc. O sistema-Consciência, através de processos mentais (pensamentos), analisa informações, saberes e conhecimentos. A vara judicial emite uma sentença, uma decisão, que deve ser executada ou que reconhece um direito ou uma pretensão. A Consciência também emite uma sentença que deve ser executada ou que forma uma nova informação, saber ou conhecimento.

É válido assinalar ainda que o sistema-Consciência humano, movido por Energia Consciente (pensamento), é constituído por subsistemas interligados, Consciências específicas, processos mentais específicos, memória, etc. Todos esses elementos interagem dentro do sistema-Consciência, são alimentados e acessados pela Energia Consciente em movimento.

Inegavelmente, o sistema-Consciência é um sistema que movimenta energia. Movimenta energia comum e movimenta Energia Consciente (pensamento). Os processos mentais, realizados nesse sistema, são processos energéticos. A maior evidência disso é o fato das informações, saberes e conhecimentos, captados pelos sentidos humanos, serem transformados em energia para serem analisados no sistema-Consciência e incorporados na Energia Consciente (pensamento).

As evidências científicas disso são os exames de eletroencefalograma e ressonância magnética. Exames que mostram a atividade energética do cérebro. Mais do que isso, esses exames mostram que determinadas lembranças ocasionam atividade energética em determinadas áreas cerebrais, enquanto outras atividades acionam outras áreas. Evidencias de compartimentação do sistema-Consciência.

Além disso, também considerei a existência de uma compartimentação cultural do sistema-Consciência humano. Uma compartimentação, já ligada à Nova Evolução, que divide o sistema-Consciência em subsistemas com conteúdos culturais específicos. Conteúdos culturais adquiridos/assimilados por meio de aprendizagem ou inserção de informação, saberes e conhecimentos específicos no sistema-Consciência.

Por exemplo, denominei uma dessas compartimentações de Consciência política, uma vez que trata de temas/questões culturais relacionadas ao Estado, ao Governo e aos interesses da sociedade ou do agrupamento social. Outra compartimentação chamei de Consciência coletiva, pois envolve temas/questões relacionadas com grupos pequenos e próximos do indivíduo e nos quais ele está inserido: família, amigos, Igreja, comunidade, etc.

E uma terceira compartimentação denominei de Consciência social, uma vez que trata dos temas/questões relacionadas com a sociedade ou país no qual se vive. Na Consciência social estão estacionados o direito positivo, os costumes, as instituições, etc. Enquanto a Consciência política é uma Consciência de formação dos institutos e das instituições, assim como de participação do cidadão nesta formação. A Consciência social é local de consolidação e execução daquilo que foi formado.

Mas por que uma divisão por temas/assuntos? Essa divisão existe no sistema-Consciência? O que a Energia Consciente (pensamento) tem a ver com isso? Isso é relevante para iluminação do indivíduo?

Antes de responder vou repetir o que disse anteriormente. A segunda capacidade fundamental da Energia Consciente (pensamento) é captar, analisar, criar e incorporar informações, saberes e conhecimentos. Essa capacidade permite a reprodução, a multiplicação, da Energia Consciente, dos pensamentos, no sistema-Consciência. A Energia Consciente é uma energia viva, é uma energia que observa, analisa e aprende. Ela incorpora aquilo que busca.

Como a Energia Consciente, que movimenta o sistema-Consciência, tem essa capacidade, pode-se dizer que o sistema-Consciência humano é um sistema analítico de informação, saberes e conhecimentos. E as informações, saberes e conhecimentos dividem-se em temas/assuntos. Mais do que isso, esses temas/assuntos são assimilados, ou construídos, pelo indivíduo, com o passar do tempo e ao longo de sua vida. Essa assimilação, ou construção, é acumulativa. Segue um caminho evolutivo.

Em outras palavras, a Energia Consciente que movimenta o sistema-Consciência se desenvolve através da aquisição (assimilação ou construção) gradual de informações, saberes e conhecimentos. Essa aquisição é formatada, dentro do sistema-Consciência, na forma de uma cebola, onde cada camada representa uma Consciência específica. As camadas iniciais representam as Consciências relacionadas com a família, a escola, etc… Camadas formadas pelas aprendizagens iniciais do indivíduo. Conforme o indivíduo cresce, aumenta a quantidade de informações, saberes e conhecimentos em sua Consciência. Logo, novas camadas são formadas, surgindo, assim, as demais Consciências.

Além disso, é válido assinalar que o desenvolvimento de cada uma dessas Consciências específicas, e a Consciência individual como um todo, depende das informações, saberes e conhecimentos que o indivíduo adquiri/possui. Sem informações, saberes e conhecimentos específicos as Consciências específicas não se desenvolvem, ficam limitadas. Essas Consciências são acessadas pela Energia Consciente (pensamento) quando requisitadas por algum processo mental. Por exemplo, para elaboração de uma seqüência de argumentos lógicos, raciocínio lógico, ou para resolver determinado problema, etc. Quando não estão sendo requisitadas ficam codificada e armazenadas em forma de energia na memória, aguardando o acesso de algum pensamento. Tudo do sistema-Consciência tudo é codificado em forma energia. Codificação que é feita pela Energia Viva, ou seja, Energia Consciente... Logo, a Energia Consciente (pensamento) lê, analisa, descarta ou incorpora a si essas informações codificadas.

Certamente, informações, saberes e conhecimentos de determinada Consciência, por exemplo, da Consciência coletiva, são de domínio público e estão presentes em todos os grupos sociais. Porém, quando assimiladas e expressas por uma Consciência individual, ela passa pelo filtro daquela Consciência: valores, costumes, idéias, etc. Logo, todos os indivíduos possuem dados parecidos, mas não assimilam e nem expressam estes dados da mesma forma, construindo, assim, aquilo que se denomina conhecimento.

Já a Consciência política necessita de informações e conhecimentos mais seletos, mais restritos, ou seja, depende de um nível mais alto de formação e saber. Coisa incomum para a maioria dos indivíduos. Contudo, todos os indivíduos possuem o mesmo potencial de desenvolvimento. Basta apenas acessarem as informações, os conhecimentos e os saberes que a Consciência necessita para desenvolvê-la e expandi-la. Sem informação, saberes e conhecimentos a Consciência não se desenvolve, fica inibida, restrita, limitada.