Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

31/05/2009

Não apenas a inquisição
As ideias contidas no texto abaixo devem ser aplicadas a todas as grandes tragédias humanas e não apenas à inquisição. Sim, precisamos lembrar sempre da tragédia da Alemanha Nazista, da tragédia da União Soviética Comunista, do Pol Pot do Camboja....

É preciso construir uma cultura universal dos Direitos Humanos e relembrar essas tragédias deve fazer parte dessa cultura...

E quando perguntarem o porquê de defendermos os Direitos Humanos, a liberdade de consciência e religião devemos responder: ""Para evitar que tragédias humanas como essas se repitam."

Mais do que isso, precisamos vigiar e ficar atentos às nossas ações e comportamentos para ver se não fomos dominados pela banalidade do mal, ou seja, se não estamos praticando o mal por meio de nossas omissões, indiferenças e hipocrisias.

Além disso, as sábias palavras de Henry Thoreau continuam valendo:

"De fato, nenhum homem tem o dever de se dedicar à erradicação de qualquer mal, mesmo o maior dos males; ele pode muito bem ter outras preocupações que o mobilizem. Mas ele tem no mínimo a obrigação de lavar as mãos frente à questão e, no caso de não mais se ocupar dela, de não dar qualquer apoio prático à injustiça. Se me dedico a outras metas e considerações, preciso ao menos verificar se não estou fazendo isso à custa de alguém em cujos ombros esteja sentado. É preciso que eu saia de cima dele para que ele também possa estar livre para fazer as suas considerações." (Texto completo -http://www.leonildocorrea.adv.br/ini4-6.htm)