Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

09/02/2009

A casaca
Enfim, chegou a hora de vestir a casaca... Agora não posso mais andar por aí como sempre andei: todo mulambento... Não sou consumista. Considero que dinheiro serve para fazer coisas úteis e necessárias. Não para mera ostentação da vaidade...

Certamente, isso não significa que mudei... Significa apenas que vou seguir os costumes da profissão... É melhor seguir do que contestar algo de pouca importância...

O lado bom disso é que, estando eu vestido de casaca, vão levar mais a sério as minhas idéias e teorias... É igual artigo científico, pode ser um lixo, mas se tem um resumo em inglês, chamam de abstract, então a coisa se torna relevantíssima...

Inclusive, há uma passagem no livro "O Pequeno Princípe", de Antoine de Saint Exupery, que trata dessa questão. Diz o livro:

"Tenho sérias razões para supor que o planeta de onde vinha o príncipe era o asteróide B 612. Esse asteróide só foi visto uma vez ao telescópio, em 1909, por um astrônomo turco.

Ele fizera na época uma grande demonstração da sua descoberta num Congresso Internacional de Astronomia. Mas ninguém lhe dera crédito, por causa das roupas que usava. As pessoas grandes são assim.

Felizmente para a reputação do asteróide B 612, um ditador turco obrigou o povo sob pena de morte, a vestir-se à moda européia. O astrônomo repetiu sua demonstração em 1920, numa elegante casaca. Então, dessa vez, todo o mundo se convenceu. "