Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

24/10/2008

Judá ao tempo de Isaías: de Acas a Manassés
Uma história do Povo Judeu - Hans Borger - Editora Sêfer - 1999 p. 109-115
Ao mesmo tempo em que Amós e Oséias na Samária, profetizavam no reino de Judá, Miquéias - um dos doze "pequenos" profetas (assim chamados por causa do menor volume de suas obras), grande mestre da síntese - e Isaías - por muitos considerado o "rei dos profetas", pela abrangência e nobreza de sua mensagem.

Vida e obra de Isaías ben Amóz, o profeta que viveu no século VIII em Jerusalém, são indelevelmente marcadas pelas centenárias guerras aramaicas, envolvendo de um lado Damasco e do outro Samária e Judá, e pela trágica ruína do reino-irmão samariano diante do assalto final das forças assírias sob Salmanazar e Sargão II.

O espectro de similar fatalidade para Judá faz de Isaías politicamente um "pombo" aconselhando os reis, primeiro Acas e depois Ezequias, a manter Judá longe das intrigas internacionais. Sua visão das coisas deste mundo é de que as aflições de Judá só cessarão quando a nação se arrepender de suas transgressões religiosas e morais; então, o Dia do Senhor chegará, e Israel, em meio a todos os povos, será julgado e uma grande penitência fará com que um resto de Israel sirva de semeadura para uma sociedade regenerada, que viverá no reconhecimento de Deus, de Sua Mjestade e de Sua Santidade.

À semelhança do que Amós fizera na Samária, Isaías proclama em Judá a primazia da moralidade sobre o culto, condena a falta de retidão na vida cotidiana e expõe duramente a origem verdadeira do apodrecimento do tecido social e da consequente ruína da nação:

"De que me servem vossos sacrifícios ?
Estou faro de holocaustos de cordeiros
e não me delicio no sangue de bezerros.
Eu abomino vossas luas novas
e estou cansado de vossas festas.
Lavai-vos, Limpai-vos,
Cessai de fazer o mal, Praticai o direito,
Ajudai o oprimido, Fazei justiça ao órfão,
Lutai pelos direitos da viúva." (Is. 1:11-17)

É uma crítica que não visa ao culto em si; o que os profetas querem é divorciá-lo do seu elemento mágico, despojá-lo da idéia de que é possível "subornar" Deus com oferendas. Deus não precisa e não depende de sacrifícios, o ritual deve ser expressão de reverência, tentativa de comunicação com Deus, mas não um fim em si. O culto não tem nenhum valor intrínseco e ocupa um absoluto segundo plano ante a soberania da moralidade.

Miquéias, contemporâneo de Isaías, resume-o cominsuperável maestria:

"Com que me apresentarei diante do Senhor,
Com holocaustos e novilhos ?
Milhares de carneiros, torrentes de óleo ?
Já te foi dito, ó homem, o que é bom,
e o que Deus de ti exige:
Exercer justiça,
amar a bondade (hessed)
e caminhar humildemente perante teu Deus." (Mq. 6:6)

Roubo e assassinato constituíam crimes desde temos imemoriais entre praticamente todos os povos. O que os profetas cobram não são esses crimes maiores e sim a imoralidade no dia-a-dia, o suborno, a corrupção da justiça, coisas cotidianas como "diminuir o metro e falsear a balança" (Am. 8:5). Cobram a prepotência de que são vítimas os indefesos e cobram a falta de proteção do pobre, iniquidade que transcendem a responsabilidade do indivíduo e são crimes da sociedade como um todo:

"Vós que ajuntais casa com casa até serem
os únicos proprietários do país,
os que ao mal chamam bem, e ao bem, mal,
que mudam as trevas em luz e a luz em trevas,
que são sábios aos próprios olhos,
que por uma dádiva negam justiça
ao que está com a razão.
Vós repudiais a Lei do Senhor,
desprezais a palavra do Santo de Israel !" (Is. 5)

Isaías pertence a uma família da alta aristocracia jerosolimita, bem ao contrário da origem humilde de Amós. Ele transita livremente nos círculos da corte e participa ativamente da política nacional na qualidade de solicitado estadista.
(...)

Ezequias manda chamar o profeta. Inicialmente a favor do pagamento do imposto, o pombo vira falcão. Enfim, Senaqueribe era "a vara da ira do Senhor" (2.Rs. 19:5), nada mais que um instrumento da vontade de Deus, mero executor dos planos divinos. Agora, o rei assírio ultrapassara seus limites e o profeta anuncia:

"Está aqui a palavra do Senhor: o rei da Assíria não entrará nesta cidade ! Não atirará suas flechas contra ela nem a cercará de trincheiras. Voltará pelo caminho por onde veio, sem entrar em Jerusalém. 'Defenderei esta cidade - diz o Senhor - e a salvarei, por causa de Mim mesmo, e por causa de David, Meu servo'." (2.Rs. 19:32)

"Sim, o assírio cairá sob os golpes de uma espada que não é de homem - uma espada que não é de um mortal fará dele sua presa, e seus jovens guerreiros serão aniquilados." (Is. 31:8)

De fato, logo depois, o acampamento dos assírios vira um gigantesco amontoado de cadáveres. Uma epidemia - o historiador grego Heródoto fala da peste bubônica - dizimou o exército assírio e "Senaqueribe tomou o caminho de sua terra" (2.Rs. 19:36; Is. 37:37) Retornado à Assíria, o imperador será assassinado, nos degraus do templo de Nínive, pelas mãos de seus próprios filhos. E Jerusalém fica envolta num mito de invencibilidade.

Isaías, referindo Senaqueribe como mero instrumento dos desígnios divinos, transcende a concepção criada por Amós de que Javé é Deus não só de Israel mas de todas as nações ("Acaso não sois para mim iguais aos etíopes ?" Am, 9:7)

Em Isaías, a nitidez monoteísta se torna absoluta. Só há Um Deus, Único e Universal, que rege os povos, todos os povos, os destinos e a história de toda a humanidade. E com o conceito de que "um resto de Israel se salvará" (ele chega mesmo a dar a seu filho o nomde de Shear-Iashub, O-Resto-que-Retorna), Isaías projeta a idéia de um Israel que será o instrumento para o reconhecimento de Deus por todos os povos, com o que se colocará fim ao frenesi da violência em que se emenham as grandes potências - Assíria, Babilônia, Egito - e finalmente se inaugurará uma Idade de Ouro, com homens felizes habitando a terra em paz:

"E então Ele julgará com justiça os pobres, e com equidade
os fracos. O lobo habitará com o cordeiro, o leopardo se deitará ao pé do cabrito, o filhote do leão pastejará junto com a novilha, e um menino pequenino os conduzirá.
No fim dos tempos todos dirão: Vinde e subamos à montanha do Senhor, à Casa do Deus de Jaob, para que Ele nos indique seus caminhos e andaremos nas suas veredas, pois de Sion sairá a torah, e a palavra de Deus de Jerusalém.
Ele julgará entre as nações e decidirá sobre os povos, eles transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices, nação não levanta rá mais a espada ontra nação e não aprenderão mais a guerrear." (Isaías 11:6; 2:3-4)

A visão messiânica de Isaías tornou-se uma bandeira de esperança para os deserdados e oprimidos de todas as gerações.

O último versículo de sua mensagem de fraternidade e paz foi gravado num mural em frente à sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York - no entanto, omitiu-se, o nome do autor, como se fosse de lavra de algum menestrel anônimo.