Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

25/10/2008

Fraude no sistema de voto eletrônico
Eu não sei se já fizeram isso ou se planejavam fazer em 2010. De uma forma ou de outra pensaram muito sobre isso. Como disse num post passado, não pretendia dizer para não tumultuar o processo andamento, porém, o meu silêncio pode acabar nos levando para dentro de um cenário de violência. O silêncio do vigia torna-o responsável pelo mal que se disseminou...

Mas antes de falar sobre o assunto vou contar uma historinha. Quando eu estudava Física na USP de São Paulo, conhecia um pessoal que fazia Ciência da Computação. Um dia na sala de informática disseram-me que haviam inventado um programa que enxergava sem usar câmeras, etc... A pessoa ficava próximo do computador e fazia perguntas. Por exemplo, qual a cor do meu sapato ? A cor do meu boné ? A cor da minha calça ? O que eu tenho nas mãos ? Etc... O programa acertava tudo...

Bastava o indivíduo, que estava na frente do computador, digitar a pergunta para que fosse emitida a resposta correta. Como eu sempre observo padrões, verifiquei que somente uma pessoa digitava as perguntas, ou então, um grupinho seleto de computeiros. Vi e anotei. Em seguida percebi que todas as perguntas começavam com a mesma frase: "Oh poderoso computador...". Com isso descobri a coisa...

Resumindo a ladainha, os computeiros, alunos da Ciência da Computação, haviam criado/copiado um programinha que modificava as coisas que eram digitadas. Enquanto a tela mostrava a frase "Oh poderoso computador...", o indivíduo, na verdade, estava digitando a resposta da pergunta que o outro tinha feito e que seria mostrada no final, quando ele apertasse a tecla confirma, digo, teclasse enter... Coisa bem engenhosa...

(continua)