Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

29/09/2008

Quem não tem inteligência copia de quem tem
Quando a Reitora da USP começou a enrolar para liberar o Projeto OCW do Instituto OCW Br@sil, a primeira coisa que eu pensei foi: eles vão nos impedir de fazer o projeto para que, quando nós estivermos longe, façam o projeto como se fosse deles... Certamente, eles não são idiotas e vão mascarar o máximo possível para que as coisas não fiquem tão evidentes...

Não deu outra !!! O modus operandi é o mesmo. Já tinham feito isso com outro projeto meu. Contudo, como disse um amigo, podem roubar água da fonte, mas jamais conseguirão roubar a fonte...

Além disso, o projeto OCW já é passado... O futuro é o sistema de ensino público gratuito via internet e ele não é feito por IPTV, mas sim por uma tecnologia mais inteligente... IPTV é apenas mais um braço de exclusão implantado pela USP...

Eu saí da USP, engavetei a idéia de fazer pós-graduação nessa Universidade, por causa de uma casta de pessoas que dominam a Universidade, fazendo-na trabalhar a favor dos grupos dominantes, dos ricos, e contra a maioria da população, contra os pobres...São ricos monopolizando a USP para os ricos e excluindo os pobres. Mais cedo ou mais tarde essa casta vai cair... Tomara que em sua queda ela não leve a Universidade junto, para o fundo do poço.
----------------------
Com programação cultural e científica, Canal Virtual Educa será lançado na internet
A ONG representa a iniciativa ibero-americana Virtual Educa, que realiza encontros para debater idéias sobre inovações na educação, tratando desde o plano tecnológico ao metodológico. Os encontros são locais (no Brasil e em outros países que possuem sedes ou representantes do Virtual Educa) e internacionais, na Espanha, com todos os países membros presentes. Propostas debatidas no Brasil, como a promoção de educadores por mérito, cursos à distância e recursos digitais em aulas, por exemplo, são levadas ao encontro internacional. O Canal, que, para Moreira, vai ser um “espaço educacional e científico para a América Latina”, também vai transmitir os encontros.

O Virtual Educa tem o objetivo de juntar quatro setores sociais: as iniciativas privada, governamental, educacional e a sociedade organizada, que se encontram para realizar um intercâmbio de idéias. “A principal idéia é unir os atores para buscar novas ações”, diz Moreira.

Segundo ele, o espaço é principalmente direcionado a professores, pesquisadores e dirigentes escolares. “Não é um canal para ter muita audiência, é específico”, diz. “É um espaço que estava faltando”.

A inauguração do canal vai acontecer com a exibição da abertura da décima-quinta Reunião Trienal da IAUP (sigla em inglês para Associação Internacional dos Reitores de Universidades), diretamente de Viña del Mar, no Chile. No evento, estará presente o professor Heitor Gurgulino de Souza, presidente da ONG Associação Virtual Educa Brasil. A transmissão é ao vivo e começa às 10 horas (horário de Brasília) em http://www.canalvirtualeduca.com.br/.

IPTV
Uma televisão por IP – uma IPTV – se difere das televisões por ondas ou a cabo: ela recebe sinal digital diretamente através da internet. A contribuição da IPTV da USP, que domina essa técnica, foi fundamental para o Canal Virtual Educa. Para Moreira, a USP é a “grande parceira tecnológica” do canal.

Lançada há um ano, a IPTV-USP coloca à disposição da comunidade o conteúdo acadêmico produzido pela Universidade. Além disso, eventos que acontecem na USP muitas vezes são exibidos pelo canal, que pode ser acessado em http://www.iptv.usp.br/.


Foto: Marcos Santos