Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

19/09/2008

Não leiam com olhos materiais
Alguns posts deste blog não devem ser lidos apenas com olhos materiais, mas, principalmente, com olhos espirituais. É preciso ter sabedoria e entendimento para suplantar barreiras históricas e contextuais. Isso se aplica, principalmente, aos textos bíblicos que são citados em alguns posts.

Quando repito as palavras de algum Profeta de Israel, a tendência de alguns é invalidar estas palavras dizendo que se aplicam a um contexto histórico específico, a uma situação específica e a um povo específico, só e somente só, ao Povo de Israel. Aos olhos meramente materiais, olhos desprovidos de discernimento espiritual, isso é verdadeiro.

Porém, uma leitura espiritual, o post foi feito para isso, permite recuperar no passado as palavras dos Profetas de Israel que ainda são válidas e aplicáveis nos dias de hoje. Uma leitura espiritual permite transpor barreiras e fronteiras. A Palavra de Deus proferida para aquele momento histórico é repetida na atualidade, justamente, porque cometemos os mesmos erros que cometeram naquele momento e necessitamos do mesmo ensinamento para suplantá-los.

A mudança não ocorre apenas no rebuscamento, na revalidação, da Palavra, mas também no número de pessoas atingidas por essa Palavra. Quando o Profeta se manifestava, ele apenas o fazia, única e exclusivamente, para o Povo de Israel, pois naquele momento histórico apenas o Povo de Israel servia e temia o Poderoso Deus de Abraão. A Palavra do Deus de Abraão se destinava a quem servia e temia o Deus de Abraão.

Trazendo a Palavra para o nosso momento atual, Ela não se destina apenas, única e exclusivamente, ao Povo de Israel, mas sim a todos os Povos que servem e temem o Poderoso Deus de Abraão. É a Palavra do Deus de Abraão para os Povos que servem e temem o Deus de Abraão.

Isso se aplica principalmente no caso dos falsos profetas que estão disseminados no meio de todos os Povos que servem e temem o Poderoso Deus de Abraão. Falsos profetas que trabalham intensamente para desencaminhar, iludir, desviar esses Povos do caminho que trilham. Não são apenas os falsos profetas, mas existem também os falsos pastores, falsos sacerdotes, etc... Pessoas que agem para bloquear o caminho do Homem para Deus, para empurrar nações e povos para a destruição e perdição, para impedir que as consciências humanas se iluminem...

O Povo de Israel foi escolhido para receber, guardar e disseminar por todo o planeta as Palavras e os Ensinamentos do Verdadeiro Deus, do Deus de Abraão. Foram escolhidos para serem os guardiões de um caminho para Deus. Certamente, não é o único caminho, mas sim um dos caminhos para Deus. Isso porque o Verdadeiro Deus também visitou outros e indicou-lhes outras formas de iluminação da consciência e de caminho para Deus.

Antigamente se dizia que todos os caminhos levavam a Roma. Pode-se reescrever esta frase e dizer, hoje, que todos os caminhos que visam iluminar a consciência humana, alcançar a plena iluminação da consciência, levam a Deus. Portanto, o número exato de caminhos para Deus é igual ao número de consciências humanas que existem. Cada consciência tem potencial para aproximar-se de Deus. Precisa apenas livrar-se das impurezas, libertar-se das banalidades humanas, enfim, iluminar-se...

Isso explica o excesso de religião e de doutrinas que surgem por aí... O indivíduo descobre um caminho para Deus, algumas vezes um pseudo-caminho, e resolve fundar uma igreja ou uma religião, não percebendo que aquele caminho é individual para ele, para a consciência dele. Não é um caminho que serve para os outros. E a coisa piora quando, pensando ser o escolhido, o elemento resolve impôr aos demais o caminho que ele descobriu/construiu, transformando-se em um líder fanático, autoritário e totalitário... Lembram que eu disse que o fanatismo é um elemento do totalitarismo ?

Essa capacidade humana de seguir, sem intermediários, diretamente para Deus, auto-iluminar-se, por ser mal interpretada e compreendida, está se transformando em uma armadilha contra a iluminação da consciência e contra o próprio Deus. O excesso de caminhos não facilita a iluminação, mas, geralmente, confunde a consciência. Muitos estão parados porque não sabem qual é a trilha correta que devem seguir... Cada caminho diz uma coisa, tem uma doutrina, segue um ritual, etc...

Nesta hora o melhor remédio é olhar para essência, olhar para o início, olhar para o Povo de Israel... Eles são os guardiões de um caminho para Deus... Eles foram escolhidos para receber, guardar e disseminar por todo o planeta as Palavras e os Ensinamentos do Verdadeiro Deus, do Deus de Abraão.

Certamente, pode-se olhar para outros Povos e outros caminhos...Mas lembre-se, o Verdadeiro Deus não é feito de barro e nem de pedra, não é obra de mãos humanas. Ele é Energia Consciente e não pode ser representado por nenhuma figura ou coisa desta dimensão... Uma centelha da Energia Divina está em sua/nossa consciência. Esta energia que constitui a nossa consciência, que a faz funcionar, é um imã que aponta para o Criador...