Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

08/09/2008

Idéias Leonildônicas
Eu tenho algumas idéias mirabolantes. Por exemplo, se fosse físico teórico eu pesquisaria, especificamente e minuciosamente, a transformação da energia em matéria e da matéria em energia... Parece ridículo, mas a chave para unificação pode estar aqui... Essa transformação é a interface entre dois mundos: o mundo da energia e o mundo da matéria...

Se eu fosse caçador de ET, eu não buscaria vida em outros sistemas planetários e galáxias, mas sim uma consciência... Encontrar outras formas de vida é irrelevante. Relevante é encontrar outras consciências no Universo.

A decisão do Presidente Lula de usar os recursos minerais para revolucionar a educação restaura as esperanças e, se seguirmos o caminho certo, podemos chegar, não só ao primeiro mundo, mas estar entre as primeiras nações do planeta, senão a primeira, em um futuro próximo... Certamente, isso implica em administrar com sabedoria os recursos que Deus nos deu...

Mas não basta apenas encher a educação pública de dinheiro. É preciso fazer um planejamento detalhado de quais projetos educacionais serão incentivados, assim como, qual o modelo de educação que seguiremos... Isso tem que começar a ser feito agora, enquanto o dinheiro ainda não está jorrando, pois quando ele começar a jorrar já saberemos onde será aplicado.

Na minha perspectiva a escola em tempo integral, da creche ao ensino médio, é o grande modelo para uma revolução na educação.

A escola integral é garantia de crescimento exponencial de emprego no país, pois para implantar este modelo é preciso triplicar o número de escolas. Triplicando o número de escolas, conseqüentemente, triplicará o número de servidores necessários para manter essa escola (técnicos, professores, etc). Logo, o número de emprego aumentará.

Além disso, ficando as crianças e jovens o dia todo sob a responsabilidade do Estado, nas escolas, os pais ficarão disponíveis para trabalhar e gastarão menos com alimentação da família. Isso porque as crianças serão alimentadas nas escolas, logo, o número de desnutridos cairá, reduzirá os gastos com a saúde e com a deliqüência juvenil... Sem contar, que a maioria dos jovens terão o mesmo nível de educação, cultura e responsabilidade... Inegavelmente, a educação em tempo integral é um poderoso remédio contra as desigualdades e contra a pobreza.

Inclusive, o ensino médio integral pode ser dividido em dois cursos: o ensino médio regular (preparatório para a universidade) e outro ensino médio técnico... Assim, o aluno sai do ensino médio como técnico em alguma coisa e preparado para seguir os estudos em nível superior, seja na mesma área técnica, seja em outra área... Por exemplo, o aluno sai do ensino médio como técnico em petróleo e, ao mesmo tempo, preparado para encarar um curso superior de engenharia de minas....

Certamente, o governo deve dar ênfase nas áreas não saturadas do mercado. Pode fazer isso regulando o número de vagas e fazendo acordos com as empresas para contratação direta dos alunos. A escola técnica federal é um bom modelo a ser seguido para os cursos técnicos....

Também considero importantíssimo a construção de um sistema de ensino público gratuito via internet... O número de pessoas conectadas está crescendo exponencialmente e muitos cursos técnicos, assim como uma diversidade de áreas do conhecimento, pode estar integralmente disponível, para acesso gratuito, na rede mundial... É hora de começar a criar escolas públicas virtuais...

A educação alimenta e desenvolve a consciência...

Também considero essencial, para a sobrevivência da República, o estabelecimento da Democracia Direta e do quarto poder... Caso contrário, caminharemos na corda bamba da corrupta democracia representativa... Esses mecanismos impedem que a corrupção destrua a República, assim como, inibe o surgimento de um império.

As demais Idéias Leonildônicas estão no meu site e disseminadas em post antigos deste blog.