Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

25/07/2008

Quando o mal contamina a consciência
Quando o mal contamina e assume o controle da consciência de um indivíduo ou da consciência coletiva de um grupo ou sociedade, pouca coisa pode ser feita para recuperá-la... A consciência é a essência do homem. E a contaminação da essência contamina todos os processos mentais, todas as sentenças da consciência. Se uma fonte está contaminada, tudo aquilo que brota dela vem contaminado.

Isto significa que os corruptores e os corruptos não vão combater a corrupção. Significa que os exploradores não vão combater a exploração. Significa que os opressores não vão combater a opressão. Todos estes tipos possuem uma consciência contaminada e dominada pelo mal que produzem e do qual se alimentam. Logo, a tendência lógica é que cada um deles trabalhará para que suas respectivas área se expandam e suas ações ilícitas, ilegais e ilegítimas sejam cada vez mais camufladas, dissimuladas e lucrativas.

Somente o arrependimento e a respectiva conversão do homem, para o lado oposto daquilo que ele fazia, é capaz de limpar e regenerar a consciência. Sem arrependimento e conversão, não há como limpar a consciência, não há como regenerá-la.

O arrependimento modifica a consciência, refaz ligações mentais, restaura processos mentais, regenera pensamentos. Logo, é um fenômeno que ocorre no mundo do espírito. A conversão transforma o arrependimento em ação, em prática, em comportamento, revelando-o para os homens. Onde não há arrependimento e conversão, não há salvação.

O mundo antes Noé possuía uma consciência coletiva contaminada pelo mal. Somente Noé e sua família escapavam dessa dominação. Sodoma e Gomorra também tinham uma consciência coletiva contaminada pelo mal. Inclusive, Ló procurou e não conseguiu encontrar nem uma dezena de consciências sadias no meio daquele povo. E, na atualidade, o exemplo mais marcante de uma sociedade com uma consciência coletiva dominada pelo mal foram os nazistas na Alemanha de Hitler. Todas essas sociedades foram destruídas e riscadas do mapa, pois a contaminação da consciência coletiva ocasiona, inevitavelmente, a extinção da sociedade e de seus integrantes....

Hoje, o mal está se disseminando e dominando as sociedades atuais. Mal que tem várias faces e muitos tentáculos, por exemplo, o consumismo patológico, a corrupção desenfreada, a exploração dos mais fracos, a escravidão dos mais pobres, a exclusão dos marginalizados, as violações de Direitos Humanos, a indiferença da maioria, anestesiada pela mídia e pela propaganda, diante de tudo isso...

Enfim, vivemos uma época de intensa e ampla banalização do mal, banalização da humanidade, banalização do homem. Uma época de consciências resignadas, indiferentes, corrompidas. Uma época onde as consciências estão sendo contaminadas e dominadas, cada vez em maior número, pelo lado sombrio da força. Caminhamos a passos largo para a destruição.

E quando um grande número de pessoas adotar o mal como costume diário, como coisa corriqueira, como coisa banal. Quando um grande número de pessoas achar normal e inevitável a corrupção, as violações de Direitos Humanos, a exploração dos mais fracos, a escravidão dos mais pobres. Época de gente indiferente ao próximo, de gente desumana.

Nesta hora estaremos diante de uma consciência coletiva dominada pelo mal e da inevitável eliminação coletiva dessas consciências, eliminação dessa sociedade corrompida. Somente depois dessa limpeza haverá um Novo Céu e uma Nova Terra...