Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

15/06/2008

Boas idéias em Ponta Grossa - PR
Vi na TV uma propaganda publicitária da Prefeitura de Ponta Grossa. Propaganda que apresentava algumas idéias inovadoras implantadas pelo Prefeito deste município. Não sei quem é o prefeito e nem de que partido vem, porém, as idéias, transformadas em projeto concretos, são inteligentes e devem ser disseminadas pelo Brasil.

São idéias que unem o ambiental com a melhoria da qualidade, principalmente com a melhoria da alimentação da população de baixa renda.

Alimentar-se é um direito básico do indivíduo. Ninguém vive sem comer. E, atualmente, a alimentação, principalmente nos centros urbanos, está atrelada ao dinheiro. Quem tem dinheiro come. Quem não tem não come. Quebrar esta relação nefasta é fundamental. E mecanismos como estes da Prefeitura de Ponta Grossa quebram a relação comida x dinheiro, abrindo novas possibilidades para as famílias melhorarem a alimentação... E melhorando a alimentação, pode ter certeza, a saúde melhora, a educação melhora, a produção melhora... Gente bem alimentada é gente disposta.

A idéia de trocar lixo reciclável por alimentos pode ser um dos mecanismo mais eficientes para se impulsionar a reciclagem de lixo e a economia local, principalmente se os alimentos adquiridos pela Prefeitura, para serem trocados, vierem da agricultura familiar do município...

Inclusive, eu acho que toda a merenda escolar consumida nas escolas de um dado município, seja escola estadual ou municipal, deveria ser oriunda de produtos produzidos pela agricultura familiar local...

Mais uma coisa, se estas idéias forem aplicadas em larga escala, principalmente da troca de lixo e do mercado para a baixa renda, poderão constituir um santo remédio contra a inflação que está sendo puxada pela ganância do empresários...
-----------------------
Texto no site da Prefeitura de Ponta Grossa:
http://www.pg.pr.gov.br/node/3098

"Até o mês de outubro Ponta Grossa já contará com o programa chamado provisoriamente de ‘Alimento Ambiental’, que possibilitará a troca de lixo reciclável por verduras, legumes e frutas. O anúncio foi feito pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho durante o lançamento do Programa de Fruticultura Urbana para o ano de 2007, nesta terça-feira (21). “Estamos trabalhando para colocar em prática diversas ações para melhorar a qualidade alimentar e gerar economia para as famílias de baixa renda de nossa cidade”, ressaltou Wosgrau.

O prefeito destacou que o novo programa (‘Alimento Ambiental’) irá favorecer a comunidade, que receberá o alimento, contribuirá com a limpeza da cidade e com o meio ambiente e, ainda, irá colaborar com as associações de catadores de materiais recicláveis do município, que terão chance de aumentar sua renda com o material arrecadado.

O programa funcionará da seguinte forma: a visita será feita em 36 vilas, inicialmente, por dois caminhões. Um dos caminhões transportará as verduras, legumes e frutas e outro armazenará o material reciclável. Também será possível trocar o óleo de cozinha usado. Wosgrau citou ainda o programa Mercado da Família – cujo projeto está tramitando na Câmara Municipal –, que possibilitará a venda de produtos alimentícios a um preço 30% menor que no mercado formal, para famílias cuja renda seja de até 2 salários mínimos.

O projeto prevê a instalação de um mercado no centro da cidade, na Estação Arte, e de outro próximo ao Terminal de Uvaranas. Outro programa mencionado pelo prefeito foi a Poupança Verde, lançada recentemente, e que visa a distribuição de mudas de pinus e eucalipto para plantio em áreas ociosas de propriedades rurais, com fins de geração de renda.

FRUTICULTURA

O Programa de Fruticultura Urbana irá garantir a distribuição de 4 mil mudas de espécies cítricas (laranjas, limões e tangerinas) a famílias de baixa renda, moradoras da zona urbana do município. A ação visa proporcionar à população de baixa renda o acesso ao consumo de frutas, produzidas dentro de suas propriedades, sem a utilização de agroquímicos. Além disso, valorizar os terrenos dessas propriedades e contribuir sobremaneira para minimizar as carências nutricionais registradas junto a essa parcela da população, uma vez que as frutas são ricas em vitaminas A, C e do complexo B.

O programa chegará inicialmente a 11 vilas, onde irá atender 2 mil famílias, beneficiando aproximadamente 8 mil pessoas. “Esperamos bons resultados com esse programa, o que garantirá a sua ampliação”, ressaltou o prefeito. O secretário Bianchessi explicou que as árvores são enxertadas e estarão produzindo frutos dentro de dois ou três anos. A secretaria de Agricultura estará disponibilizando seus técnicos para orientação sobre o plantio e os cuidados com as espécies. “Esse é mais um projeto do governo municipal que mostra a preocupação com o abastecimento alimentar da população, que soma-se às ações de apoio à agricultura familiar”, enfatizou.

Tereza de Jesus de Oliveira, presidente da Associação de Moradores do Núcleo Quero-Quero, onde serão entregues 150 mudas, destacou a importância desse programa. “É de grande valia, pois trará economia e benefícios na alimentação da nossa população”, disse. Ela elencou outras ações da administração municipal que foram incorporadas ao núcleo como a Horta Comunitária – em fase final de implantação –, os Clubes de Mães e de Meninas, a Casa da Sopa.

O evento foi acompanhado por diversos líderes comunitários, que também ressaltaram as ações do atual governo, “que estão levando obras e melhorias a todas as regiões da cidade”, conforme destacou Osmar José Cordeiro, presidente da Associação de Moradores do Santa Paula. O presidente da Prolar, Raul Paulo Neto, também acompanhou o evento, uma vez que os novos loteamentos da companhia estão sendo beneficiados pelo programa de fruticultura."