Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

12/03/2008

A ineficiência dos órgãos federais nas pequenas cidades do Brasil
Eu estou em uma pequena cidade do Brasil, Ibaiti-Pr. E estou abismado com a ineficiência, incompetência e ações opressivas contra as populações hipossuficientes. As ações mais fortes e opressivas vem dos órgãos públicos federais.

Por exemplo, vamos falar do INSS de Ibaiti-Pr. Para pegar uma senha para ser atendido você espera trinta minutos e, depois que pega a senha, espera mais duas horas. No posto tem 10 guichês para atendimento, porém, somente três ou quatro guichês tem funcionários trabalhando. Além disso, estes funcionários enrolam o máximo possível e, de vez em quando, eles saem e ficam apenas dois ou um atendendo a fila gigantesca.

Mas o que me deixou mais revoltado foi a estupidez dos funcionários e o fato da advocacia administrativa (funcionário público defendendo interesses próprios, de amigos, parentes, etc dentro da repartição pública) correr solta. os amigos dos funcionários, alguns advogados e gente de sociedade secreta, tem prioridade. Chegam e vão direto falar com os atendentes, enquanto os demais tem que pegar senhar, sentar e esperar.

Fazem isto na frente de todas as pessoas que estão sentadas esperando o atendimento dos vagabundos dos servidores públicos.

No dia que eu estava lá, auxiliando um parente, fiquei estarrecido. O indivíduo na frente de todos, estava atendendo um empresário. E, de repente, começaram a conversar sobre plantação de eucalipto. Parece-me que o funcionário do INSS tinha terras e pretendia plantar eucalipto e o empresário que estava sendo atendido atuava na área. Para encurtar a história, no final da conversa de 30 minutos, trocaram cartões e telefones. Para negociarem mais tarde. Tudo isto sendo feito dentro de uma repartição pública, bem na cara de todas as pessoas.

Outra coisa que me deixou revoltado e brabo foi saber que o INSS de Ibaiti está suspendendo os pagamentos de benefícios que exigem dois médicos peritos. Agora você imagina, uma pessoa que recebe auxílio-doença tem seu tratamento interrompido porque o INSS não tem médico perito. Logo, o benefício é suspenso até que venha um médico de fora fazer a avaliação.

A pessoa passa pelo primeiro médico perito e, logo após, tem que passar pelo segundo médico perito, devido ao tal pedido de reconsideração. Porém, em Ibaiti-Pr, só tem um médico. Assim, a pessoa que teve o benefício aprovado pelo primeiro médico, tem seu benefício suspenso por falta do segundo médico. O indivíduo tem que ficar esperando vir um médico de fora para fazer a perícia.

A minha pergunta é: a doença também ficará suspensa esperando a vinda do médico de fora ? Se é um direito do segurado receber o benefício, o pagamento pode ser suspenso por incompetência do INSS ? A falta de médico perito não é culpa do segurado, é culpa do INSS, então, por que o segurado tem que arcar com o prejuízo ? Isto está acontecendo só aqui ou está acontecendo em todas as pequenas cidades do Brasil ? O Presidente Lula sabe disso ?

Não só isto, estão cortando benefícios legítimos de um monte de pessoas hipossuficientes. Deficientes físicos e deficientes mentais estão sendo reprovados em perícia. Alguém está cortando benefício legítimos por alguma razão, talvez para arranjar trabalho aos advogados da sociedade secreta.... Como o benfício é legítimo, depois de cortado, a pessoa arranja um advogado e entra na Justiça. Então, ganha a ação. Porém, o advogado comeu quatro ou cinco parcelas do benefício.

Eu estou contando isto porque o parente que estava comigo, que sofre de epilepsia, recebia o benefício. Porém, por falta de um segundo médico perito o benefício foi suspenso e ele ficará a espera da má vontade do órgão público em trazer médico perito para a cidade.

Além disso, informaram-me que não é possível entrar com processo administrativo contra o INSS em Ibaiti-Pr. Não é possível o segurado ir para uma cidade próxima para fazer a perícia lá. Não é possível fazer nada, a não ser suportar o dano que está sendo ocasionado pela autarquia e pela incompetência dos servidores públicos.

Eu só lembro uma coisa: o Estado tem responsabilidade objetiva e eu vou despejar uma caminhão de ações indenizatórias, por conta disso, sobre o INSS...

Outra coisa importante, a sociedade secreta também está infiltrada nesta autarquia. Por isso, alguns pedidos de benefício saem rapidamente, enquanto outros são enrolados por anos e anos. Os que saem rapidamente são promovidos pela máfia secreta e beneficia pessoas ligadas à máfia. As pessoas comuns, geralmente hipossuficientes (trabalhadores rurais, pessoas de idade, analfabetos, deficientes, etc) são prejudicadas de todas as maneiras e de todas as formas possíveis.

Além do INSS, outro problema é o Banco do Brasil da cidade. A fila desse banco também é gigante. Os funcionários são mal-humorado, estúpido e picaretas. Certamente, também estão ligados com a tal sociedade secreta, pois algumas pessoas recebem ligação em casa, do Banco do Brasil, de linha de crédito que pode usar, enquanto outros, mesmo podendo receber crédito disponibilizado pelo governo, são tirados fora e impedidos de receber os recursos, seja por excesso de exigência ou por não-aprovação. Eles criam uma forma lá para impedir que o indivíduo obtenha os recursos federais.

Outra coisa, não são confiáveis. Nenhum servidor público ligado a sociedade secreta é confiável. Eles acessam projetos e idéias com pedido de financiamento ou por alguma obrigação legal e repassam os projetos e idéias para outras pessoas ligadas à sociedade secreta que frequentam. Isto, na sociedade secreta, se chama ajuda mútua. Certamente, constitui crime tipificado na lei. Porém, como a sociedade secreta está infiltrada em todas as partes, tudo fica por isso mesmo.

Fica e ficará até que alguém comece a fazer justiça com as próprias mãos. O que acontecerá brevemente...

Ainda vou falar de outros órgãos...