Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

16/02/2008

Praga inaugura instituto de estudo dos regimes totalitários
A cidade de Praga, na República Checa, conta, a partir de hoje, com um instituto de estudo dos regimes totalitários, que se vai dedicar à era comunista (1948-1989) e à ocupação nazi (1938-1945). O instituto terá como principal missão reunir, analisar e abrir a consulta de documentos destes períodos que se encontram em arquivos, como os dossiers da ex-polícia secreta comunista StB (Statni Bezpecnost).

No entanto, o regime comunista será central nos trabalhos desenvolvidos, explicou o director do instituto Pavel Zacek.

Um pouco por todos os países ex-comunistas de Europa de Leste é possível encontrar institutos dedicados ao estudo deste regime, como é o caso da Eslováquia e da Polónia. Agora é a vez da República Checa. A inauguração do centro em Praga é uma nova etapa no que diz respeito ao passado comunista do país: em 1991 foi adoptada uma lei para afastar da administração pública todos os ex-colaboradores da StB. Mais tarde, em 1996, os espiões tiveram autorização para consultar os seus processos. Em Março de 2003, foram divulgados numa lista os nomes de cerca de 75 mil antigos agentes da polícia secreta.

“Pela primeira vez depois de 1989, os arquivos da polícia secreta e dos recenseamentos civis e militares da época comunista estão concentrados num organismo único”, sublinhou Zacek.

Só os ficheiros do Ministério do Interior ocupam uma extensão de 17 quilómetros. Os arquivos contam com 120 mil dossiers pessoais dos colaboradores dos serviços secretos do regime comunista.

A criação do novo centro foi especialmente contentada por um grupo de 57 deputados comunistas e social-democratas que consideram que a coligação centro-direita está a “exercer uma influência política sobre a interpretação histórica” – argumento que acabou por ser rejeitado.

Por outro lado, o presidente da confederação de antigos prisioneiros políticos e presidente do conselho do novo instituto, Nadezda Kavalirova, felicitou o projecto e, em especial, o recrutamento para o mesmo de “jovens historiadores e investigadores, licenciados depois de 1990 e sem qualquer ligação ao passado”.

Antes da queda do regime comunista, mais de 260 mil prisioneiros políticos passaram pelos campos e prisões comunistas do país, mais 4 mil morreram e 248 foram executados.

------------------
The Office for the Documentation and the Investigation of the Crimes of Communism Police of the Czech Republic