Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

28/01/2008

A vida e a consciência no Livro de Gênesis
Vamos fazer a seguinte experiência. Vamos raptar um Pajé de um tribo indígena isolada. Vamos levar este Pajé até um cinema e vamos lhe mostrar o documentário da BBC sobre a Origem e Evolução da vida. Pedimos para o Pajé anotar tudo para transmitir aos seu Povo. Em seguida o levamos de volta à sua tribo.

Este Pajé irá transmitir a revelação ao seu Povo ? Certamente, irá. Porém, com qual linguagem ? Como ele irá explicar o que viu ? Como ele irá descrever o que viu ? Como ele irá exemplificar o que viu ? Isto também ocorre quando a consciência humana é levada à presença de Deus. Quando Deus revela a sua verdade. Nem sempre nós temos palavras ou linguagem para descrevermos o que estamos vendo. Nem sempre compreendemos o que vemos e, muita vezes, não conseguimos nem exemplificar a revelação divina. Isto também se aplica à revelação do Gênesis e outras revelações, por exemplo, o apocalipse.

O tempo de Deus é diferente do tempo do Homem. Deus é energia consciente. Logo, podemos ter uma noção do tempo de Deus olhando para a fórmula de Einstein E= M.C.C, onde E é a energia, M é a massa e C é a velocidade da luz. Massa acelerada à velocidade da luz ao quadrado... é a nossa matéria se aproximando da natureza de Deus. Contudo, Deus não é uma forma qualquer de energia. É energia consciente. Logo, algo muito superior à energia comum.

Sobre os livros sagrados... Há muito conhecimento nos livros sagrados. Inclusive, é importante observar, os livros sagrados foram escritos sob orientação e inspiração divina. Deus revelou a verdade ao homens. As verdades foram ditas claramente por Deus, mas os homens nem sempre tinham, e talvez ainda não tenhamos, um conhecimento e uma linguagem adequada para compreender/traduzir a revelação divina.

Os livros sagrados, tendo a mesma origem e a mesma inspiração e orientação, não se excluem, mas se complementam... Há uma linha comum que transpassa todos eles. Lembrem-se, porém, que as interpretações, traduções, etc, são humanas, nem sempre são divinas. Logo, uma pessoa sob inspiração divina é capaz de juntar todos os livros sagrados em um só. Assim como capaz de eliminar tudo aquilo que foi inserido nos livros sagrados pelo interesse e pela vontade humana. Inseridos pelo Homem, não por orientação ou inspiração divina.

Mas agora eu quero falar de outra coisa. Quero falar do Gênesis, capítulo I. Este capítulo descreve a criação do mundo. Certamente, há muitos símbolos e muitas coisas neste livro que fogem à nossa compreensão ou escapam à nossa percepção. Mas alguns pontos podemos compreender à luz da ciência de hoje.

Vou falar da separação entre vida e consciência. Isto está no Gênesis. Não acredita ? Vou mostrar.

A vida surge em Gênesis, capítulo I, versículo XI:"E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi."

Em seguida aparece o versículo XX - " E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu." e XXI - "Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom."

Eu observo, neste ponto, que a ordem dos versículos pode ter sido trocada, ao longo do tempo, pelos homens que copilaram ou traduziram o livro. A ordem pode não ter sido considerada importante, apenas buscaram registrar a verdade como um todo: a criação das coisas e do mundo por Deus. A ordem não muda esta verdade. Muda apenas a seqüência dos fatos, pois muda a seqüência dos versículos.

É preciso olhar os manuscritos antigos e ver se houve alteração da ordem por ordem de pessoas que tentavam inserir uma seqüência lógica, para seu tempo, no livro sagrado.

Por que eu estou dizendo isto ? Porque se reordenarmos os versículos do Gênesis, teremos a seqüência da Teoria da Evolução. Fatos da Teoria da evolução estão descritos no Gênesis. Não foi Moisés que copiou Darwin, mas Darwin pode ter visto a seqüência correta da criação na Bíblia e saiu à procura dos fatos, que comprovasse a sua Teoria da Evolução. Há no Gênesis fatos importantes da evolução, na natureza.

Por exemplo, os primeiros animais, criados por Deus, surgem no mar, são os peixes. Outro exemplo, o homem é o último ser da criação. As plantas são criadas na Terra. As aves no céu, etc. A criação dos seres são as novas ramificações genéticas da árvore da vida. Cada novo ramo foi induzido pela vontade divina.

Isto tudo, para a natureza divina, pode ter durado apenas seis dias, mas para a natureza humana pode ter durado milhões de anos. Não esqueçam do E=M.C.C. O tempo da energia é muito diferente do tempo da matéria. O tempo da energia é o tempo de Deus. O tempo da matéria é o nosso tempo.

E Deus contando isto para um homem de milhares de anos atrás teria que, necessariamente, resumir a história. Não teria como falar em DNA, hereditariedade, genes, evolução, genética, etc; ou então, o homem de milhares de anos atrás só tinha estas palavras para descrever aquilo que Deus estava lhe contando.

A consciência do homem que captou e escreveu a revelação divina não tinha as ferramentas, informação e conhecimento, que nós temos hoje para compreender a criação. Além disso, se o homem que escreveu a revelação tivesse as ferramentas que nós temos, ele também não escreveria a revelação usando tal linguagem. Ninguém compreenderia. E a história da criação tinha que ser contada ao Povo. Por isso, que ela foi revelada.

Eu considero um erro pensar a ciência como inimiga da religião e de Deus. A ciência busca, ao contrário do que pensam os ateus, compreender a natureza e as ações de Deus. Não há como afastar Deus do Universo. Não há como afastar Deus do Homem, pois nós carregamos, dentro de nós, em nosso âmago, a essência divina.

E isto aparece na criação do Homem, que ocorre no versículo XXVI do capítulo I do Gênesis: "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra."

E como Deus fez esta criação ? Isto aparece no capítulo II, versículo VI:"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente."

Portanto, a vida foi criada antes do Homem. Primeiro Deus criou os animais. Logo, criou primeiro a vida. Mas o homem não era só um animal. Ele é um ser com consciência. Um ser semelhante ao seu criador. Semelhante em quê ? Na vida não era, pois os animais foram criados antes, ou seja, os animais já tinham vida e não eram semelhantes ao criador. Semelhante em consciência.

É a consciência que torna o Homem semelhante a Deus. Como Deus faz isto ? Deus insere a consciência no Homem com um sopro em suas narinas. Certamente, o sopro de Deus não é vento, mas sim energia. O sopro de Deus é a energia que movimenta a nossa consciência. Por isso, a nossa consciência é um sistema que movimenta a energia divina. Por isso, somos alma vivente, somos consciência vivente, somos matéria com um pedacinho da consciência. Um pedacinho da consciência divina presa na matéria.

Outro coisa interessante do versículo VI, capítulo II, é o fato de estar escrito no Gênesis que Deus formou o homem do pó da terra. Inegavelmente, somos pó da terra. O nosso corpo pode ser reduzido e separado em pó, em elementos químicos que constam da tabela periódica. O nosso corpo é, na mais, nada menos, do que elementos químicos reunidos.

Enfim, o primeiro dom de Deus foi a vida. A vida que os demais animais também possuem. Contudo, temos outro dom de Deus. E é este dom que nos torna semelhantes a Deus e que é um pedaço da essência divina dada a nós. Um pedaço da essência divina presa na matéria: a consciência. Uns chamam de alma, outro de espírito, mas é a mesma coisa.