Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

25/11/2007

Precisamos de novas teorias

Vocês já perceberam que a maioria dos estudos são repetições de coisas antigas. Pior, juntam coisas antigas para formar uma terceira coisa, que também é antiga. Não há novas explicações para nada.

A culpa disso é a falta de criatividade e o excesso de informação. Também podemos culpar o método das citações, os tais argumentos de autoridade e o monte de paradigmas que povoam a realidade.

Não há nada no passado que se pareça com o mundo atual. Por isso, a História e os pensadores antigos não podem ser usados para explicar o presente ou revelar-nos o futuro. Certamente, algumas teorias podem ser aproveitadas, e devem ser trazidas do passado, porque elas possuem valores que são inerentes aos seres humanos e à humanidade. Valores que são fundamentais na preservação da sociedade. Contudo, o resto, ou seja, a maior parte, deve ser tratada como História.

E a minha recomendação é fulminante: precisamos de nova teorias que expliquem o presente e nos revelem o futuro. Precisamos agir, neste momento, como agiram os gregos ou outros filósofos e pensadores antigos que não tinham nada diante de si, a não ser a realidade nua e crua. Temos que agir como eles e buscar criar uma explicação plausível para a realidade. Concatenandos os fatos e as idéias para formar novas teorias.

Heródoto, não o Barbeiro, mas o Historiador Grego, não tinha Boris Fausto ou Hobsbawm para consultar, não tinha nada. E, mesmo assim, fez o que fez. O mesmo se aplica a outros filósofos, pensadores e cientistas... Não tinham nada, ou seja, partiram do zero para explicar tudo. E disso que nós precisamos: partir do zero para explicar tudo.

Hoje, estamos presos a dogmas, paradigmas e métodos. O nosso pensamento está sendo formatado pelo sistema de ensino. A nossa criatividade está sendo destruída pela mediocridade de pseudo-pensadores e professores. Eles não conseguem pensar nada diferente, não conseguem criar nada diferente e, por isso, tentam nos impedir de expressar a nossa criatividade, de mostrar um novo caminho, uma solução inovadora.

Temos que revidar e denunciar a mediocridade que nos impede de evouir e de fazer a humanidade evoluir. Nós temos o germe e o poder da evolução e estamos sendo inibidos pelos medíocres que não querem a evolução. Não querem porque ela não pertence a eles. Ela pertence a nós. Nós somos os escolhidos para fazer a humanidade avançar, não eles.

Por isso, a minha recomendação para todos aqueles que possuem idéias e teorias na cabeça e que não a revelam porque elas contrariam coisas antigas , pensadores antigos, etc, é só uma: revelem tudo, escrevam tudo, mostrem abertamente o que vocês pensam e como concebem a realidade e explicam o mundo. Façam isto porque tudo aquilo que se pensou e escreveu até hoje , as coisas antigas, os pensadores antigos, podem estar completamente errados, ou então, aquilo que fizeram foi válido e verdadeiro para o tempo deles, mas não para o nosso tempo. Aquilo explicava a realidade e o mundo deles, pode, e na maioria das vezes isto acontece, não explicar o mundo atual.

Nós evoluimos como uma cebola, de dentro para fora. Cada século é uma casca que se sobrepõem a outras cascas. Cada casca, cada século, tem os seus pensadores, as suas teorias, os seus paradigmas, etc. Contudo, a casca de fora, aquilo que já passou e virou passado não tem o poder de interferir no centro da cebola, onde novas casca estão se formando e se estruturando. Onde novos pensadores, novas idéias e novas teorias estão sendo forjadas, estão se estruturando e caminhando para a consolidação.

Precisamos questionar, levantar dúvidas e, acima de tudo, criar novas explicações. Temos usar o nosso poder de fogo, expresso pela maquinaria tecnológica que reproduzem e medem a realidade, para formar novas teorias. Precisamos fazer isto para promover a evolução, a nossa própria evolução. A humanidade somente avança e evolui com novas idéias, teorias e criatividade.