Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

15/11/2007

Os biocombustíveis e a reserva gigante de petróleo

Depois da descoberta da reserva gigante de petróleo, eu fiquei preocupado com os biocombustíveis. De repente algumas cabeças medíocres podem estar pensando: já que tem petróleo sobrando, por que investir em biocombustível ? E a minha resposta para estas cabeças é enfática: porque os biocombustíveis são o futuro e são inesgotáveis.

Além disso, o Brasil é o décimo, ou algo próximo disso, em termos de reservasde petróleo, porém, é o primeiro na produção de biocombustíveis. Portanto, a idéia é continuar investindo pesado em biocombustíveis e ir explorando vagarosamente as reservas gigantes de petróleo.

Neste contexto, um negócio bom para a Petrobrás é vender petróleo misturado com os biocombustíveis e não separado. Assim, vende gasolina com 20% de alcool, diesel com uma porcentagem x de óleos vegetais, etc, ou seja, devemos ser os maiores produtores e exportadores de biocombustíveis e petróleo ecologicamente correto (petróleo batizado).

Certamente, produtos ecologicamente corretos tem uma grande aceitação no mercado. Inclusive isso pode nos colocar na frente das maiores reservas de Petróleo do mundo, pois os biocombustíveis são inesgotáveis, enquanto as reservas podem acabar um dia.

Enfim, a descoberta da reserva gigante de Tupi não pode afetar a produção e os investimentos em biocombustíveis da mesma forma que a queda do preço do petróleo afetou o programa pró-alcool em um passado próximo. Precisamos continuar investindo e desenvolvendo tecnologias neste sentido.