Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

29/04/2007

HTML clipboard

Estudantes da USP são presos acusados de tentativa de homicídio

Publicada em 26/04/2007 às 08h43m

Guilherme Russo, Diário de S. Paulo

SÃO PAULO - Dois estudantes da Faculdade de Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) foram presos em flagrante pela polícia acusados de tentativa de homicídio doloso (com intenção de matar). Eles tentavam derrubar ciclistas de suas bicicletas usando um tapete de borracha enrolado como bastão.

Foram presos Daniel Oltemann Rodrigues, 22 anos, e Rodrigo Nunes Mahguz, 20. Segundo a polícia, eles estavam em um Fiesta prata na Avenida Professor Luciano Gualberto, uma das principais vias da Cidade Universitária, quando avistaram três ciclistas do lado direito da pista. Um dos rapazes pegou o tapete de borracha do veículo e enrolou-o em forma de cilindro. Usando o tapete como se fosse um bastão, eles tentaram derrubar pelas costas o ciclista que vinha atrás do grupo, segundo a PM, que prendeu a dupla de universitários.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou, através de nota oficial, que essa brincadeira de mau gosto vinha acontecendo há um mês na Cidade Universitária. De acordo com a SSP, a Central de Segurança da USP estava monitorando a movimentação dos carros que promoviam os ataques e, ao perceber que o Fiesta circulava próximo a ciclistas, os vigias acionaram a Polícia Militar. Minutos depois de atacar o grupo, a dupla de estudantes foi presa, segundo a SSP.

O 93º distrito policial, para onde os estudantes foram levados, não informou se o ciclista atingido anteontem caiu da bicicleta ou a gravidade dos ferimentos que ele sofreu. O delegado Paulo Novaes Gaeta proibiu a imprensa de acessar as informações contidas nos depoimentos das vítimas e dos acusados. Comentou apenas que não achou exagerado o indiciamento por tentativa de homicídio.

De acordo com a SSP, a polícia considerou a agressão “capaz de levar a vítima a óbito”, pois “uma vez atingido por um objeto que venha levá-lo a uma queda abrupta, o ciclista pode morrer”. A nota da secretaria ressalta ainda que o fato de atingir as vítimas pelas costas complicará ainda mais a situação dos estudantes com a Justiça. Agora, eles aguardam transferência para um Centro de Detenção Provisória.

Não é nova a rixa entre motoristas e ciclistas na Cidade Universitária. Um lado acusa o outro de imprudências e falta de respeito. Procurada pela imprensa, a Reitoria da USP comentou que apenas funcionários e estudantes podem circular de bicicleta pelo campus. E que a USP não tem como fiscalizar se os ciclistas que freqüentam o local pertencem ou não à universidade.