Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

15/11/2006

Dilma Roussef rumo à Presidência do Brasil

Eu escrevi um texto dizendo que Dilma Roussef, chegando à presidência do Brasil, rompia paradigmas institucionalizados, assim como impedia a reinstalação da política do "café com leite", que eu chamei de política da "laranja com leite". Pois é, o texto sumiu, tanto do meu site, quanto do meu blog. Por isso, estou reescrevendo o texto e aprofundando mais a idéia e os fatos, tanto da candidatura Dilma 2010, quanto da reedição da política do "café com leite" no Brasil.

Certamente, o cenário internacional está cada vez mais propício à chegada das mulheres ao poder, principalmente agora com o controle da câmara dos deputados norte-americanos nas mãos de uma mulher e da possibilidade de chegada à Presidência dos EUA de Hillary Clinton.

Portanto, o PT tem que trabalhar forte na construção e no fortalecimento da candidatura Dilma Roussef para 2010. E esse trabalho não pode ser deixado para 2008 ou 2009. Se deixarem para cuidar disso na última hora, corremos o risco da incompetência tucana reassumir o controle do Brasil, pois sem o presidente Lula na corrida, o Serra leva vantagem.

Contudo, as candidaturas tucanas podem ser minadas disseminando a idéia de reedição da política do "café com leite" no Brasil, ou seja, da concentração do poder federal, assim como do revezamento do poder, nas mãos de paulistas e mineiros. Logo, é necessário que outros representantes da federação tenham acesso ao governo do país.

Eu dizia no texto que Dilma Roussef preenchia esse requisito, pois mesmo sendo mineira de nascimento, o seu domicílio eleitoral é o Rio Grande do Sul e, assim como Getúlio Vargas rompeu a política tradicional do "café com leite", Dilma poderia romper a reedição daquela política.

Assinalo ainda que Dilma tem currículo e potencial para unir as esquerdas no Brasil. Tanto a esquerda moderada quanto a radical.

------------------------------------------------------------------------------------

2010: uma mulher na Presidência do Brasil

Em 2010 é a vez das mulheres governarem o Brasil, ou seja, está na hora de quebrar a linhagem de machos que governam o Brasil a 500 anos. Certamente, mais uma vez os tucanos de nariz grande e careca lumiosa vão ficar de fora.

No páreo feminino existem nomes interessantes, porém problemáticos. Por exemplo, a Heloisa Helena. Mas ela tem sérios problemas de esquizofrenia, acompanhada de histeria aguda. Talvez Marta Suplicy, mas ela tem a Prefeitura de São Paulo sobre os ombros.

Resta um nome. Um nome forte do PT. Um nome que tem grande potencial de dar samba. E samba dos bons. O nome é Dilma Vana Rousseff Linhares: Ministra Chefe da Casa Civil.

Dilma Rousseff foi guerrilheira-revolucionária da esquerda armada durante a ditadura militar. Esteve presa de 1970 a 1973, quando foi torturada. Escreveu "Mulheres que foram à luta armada" em 1998.

Resumindo, o Presidente Lula, assim como o PT, devem trabalhar em torno do nome de Dilma Rousseff para a sucessão presidencial de 2010.

Assim, a linhagem de machos na Presidência do Brasil será quebrada. E o governo continuará com a esquerda. Enfim, crescimento econômico com educação e justiça social, esse é o caminho do Brasil.

OBS: Depois desse texto, a Dilma que se cuide, pois vão tentar puxar o tapete dela.

Clique aqui para saber mais sobre a presidenciável Dilma Rousseff

------------------------------------------------------------------------------------