O jurista paulistano Celso Lafer, 64, ex-ministro de Relações Exteriores do governo FHC, foi eleito nesta sexta-feira para a cadeira 14 da ABL (Academia Brasileira de Letras), antes ocupada pelo jurista Miguel Reale, que morreu em abril. Dos 37 votos possíveis, Lafer recebeu 35 votos e duas abstenções.

Como informou ontem a Folha Online, a sessão foi apenas uma formalidade, sendo que até a festa já estava marcada. Uma recepção estava prevista para começar às 17h na casa do empresário Armando Klabin, no bairro do Cosme Velho, com a presença de autoridades. As duas famílias (Lafer e Klabin) fundaram a Klabin, gigante do setor de celulose e papel no Brasil.

Celso Lafer vai assumir cadeira ocupada por outro jurista, Miguel Reale, que morreu em abril. Além de Lafer, concorreu à vaga o escritor Marco Aurélio Lomonaco --o embaixador Dário Castro Alves e o ensaísta Gilberto Mendonça Telles retiraram suas candidaturas após a formação do consenso em torno do nome de Lafer.

A cadeira nº 14 foi fundada pelo jurista cearense Clóvis Beviláqua (1859-1944), que escolheu como patrono Franklin Távora (1842-1888), romancista cearense.

Perfil

Celso Lafer nasceu em São Paulo no dia 7 de agosto de 1941. Formou-se em Direito pela USP em 1964. Tem PhD em ciência política pela Universidade de Cornell (EUA) --título obtido em 1970. Professor na Faculdade de Direito da USP, ele lecionou disciplinas como direito internacional público e filosofia do direito. Também foi chefe do departamento nessa faculdade.

Em 1992, foi ministro de Relações Exteriores. Entre 1995 e 1998, foi embaixador e chefe da missão permanente do Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas) e na OMC (Organização Mundial de Comércio). Em 1999, foi ministro do Desenvolvimento. Em 2001 assumiu o Ministério de Relações Exteriores até o final do segundo mandato do governo FHC.

Em 1989, ganhou um prêmio Jabuti, concedido pela CBL (Câmara Brasileira do Livro). É autor de "Ensaios Liberais" (1991). Em 2002, recebeu a mais alta condecoração das áreas de ciência e tecnologia do Brasil, a Ordem Nacional do Mérito Científico..