Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

08/04/2006

Investimentos pautados pela ética
(Valor Econômico – 09/09/03)

Os fundos de pensão querem pautar sua postura e seus investimentos pela ética e a responsabilidade social. Esse foi o tema de seminário realizado dia 08/09, no Rio, pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada (Abrapp). Os investimentos socialmente responsáveis (IRS) já são uma marca de grandes fundos de pensão estrangeiros (como o Calpers, dos Estados Unidos) e a intenção é repetir um modelo semelhante no Brasil.

De acordo com o presidente da Abrapp, Fernando Pimentel, a intenção é, não só utilizar o grau de responsabilidade social na hora de escolher empresas para investir como também colocar a ética como norte das condutas da Abrapp e dos investimentos feitos em outros mercados. Hoje, os fundos somam um patrimônio de quase R$ 200 bilhões.

"Firmamos convênio com o Instituto Ethos, com a Andima e vamos procurar também a Bovespa, o objetivo é estabelecer códigos de ética para a atuação nos mercados", disse Pimentel. Segundo ele, esse cuidado com a responsabilidade social também será transmitido às empresas por meio dos conselheiros dos fundos de pensão nas empresas.

"Também queremos elaborar um ranking que vai analisar as empresas de acordo com seu grau de responsabilidade social", afirmou o presidente. Ele esclareceu que esse ranking será feito em parceria com o Ethos pela própria Abrapp.

Hoje, já existe um trabalho semelhante feito pelo Real ABN Amro, cujo fundo, Ethical, é o único a investir exclusivamente em empresas responsáveis socialmente. Os critérios de IRS consistem em avaliar o grau de ética e justiça da empresa no relacionamento com funcionários, sociedade, comunidade, meio ambiente, fornecedores e investidores.

O presidente da Previ (maior fundo de pensão do país), Sérgio Rosa, ressaltou que a rentabilidade e os ganhos para os participantes não deixaram de ser o norte da política de investimentos das fundações, mas esclareceu que também é possível combinar ganhos com a postura socialmente responsável.

"Não é mais possível admitir ilhas de excelência em alguns setores, isso compromete o futuro do país e a qualidade de vida dos trabalhadores. Por isso, cada vez mais setores da sociedade começam a compreender que não se pode mais empurrar a responsabilidade um para o outro", disse Rosa.

O seminário contou ainda com a participação dos presidentes da Petros, Wagner Pinheiro; da Funcef, Guilherme de Lacerda; e do Sindapp, José de Souza Teixeira.

Uma das grandes preocupações dos dirigentes dos fundos é deixar claro que os critérios se IRS serão combinados com a preocupação com os ganhos e o equilíbrio atuarial dos fundos. "O tripé rentabilidade, liquidez e segurança continua sendo a principal preocupação", garantiu o presidente da Abrapp.

(Valor Econômico – 09/09/03)