Terrorismo afeta comércio internacional
Daniella Carvalho
Os ataques terroristas criam dificuldades para o comércio internacional. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os impactos do terrorismo podem transformar a maneira pela qual os países exportam e importam. Os custos econômicos no comércio devem aumentar diante dos novos métodos de segurança que serão adotados pelas grandes potências, os países em desenvolvimento podem ser os mais afetados. Vários governos se preocupam com o transporte marítimo que pode ser usado como novo meio para ataque terrorista.
O Código Internacional de Segurança de Navios e Portos deverá ser adotado a partir de julho, que exigirá a certificação de 56 mil embarcações, 20 mil portos e o treinamento de 75 mil funcionários.
A ONU afirma que não se sabe como os países em desenvolvimento vão arcar com as despesas dessas mudanças, principalmente porque nem todos possuem a capacidade tecnológica necessária ou o treinamento para garantir o monitoramento das cargas antes de saírem em direção aos demais países.
Fonte: Estadão
Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.
18/03/2006
Postado por Leonildo Dias Garcez Correa Bento de Jesus e Silva às sábado, março 18, 2006