Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

17/02/2006

Intuição é melhor em decisões complexas, diz estudo

Estadão Online - 16 de fevereiro de 2006 - 18:02

http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/fev/16/254.htm


Londres - A melhor maneira de tomar uma decisão sobre um assunto complicado é não pensar muito, sugere uma pesquisa realizada na Holanda e publicada na revista Science. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Amsterdã elaborou um trabalho para confrontar dois métodos de tomada de decisões - a elaboração de listas exaustivas de prós e contras versus a idéia de "dormir no assunto".

Em um dos experimentos, estudantes receberam listas com características de quatro modelos de automóvel, incluindo dados como quilometragem por litro de combustível e espaço para as pernas, e tiveram de escolher um. Alguns dos voluntários receberam listas curtas - o que tornaria a decisão simples -, e outros, relações enormes, com 12 características para avaliar. Alguns estudantes tiveram permissão de pensar na decisão, e outros foram distraídos com jogos de palavras.

No caso das decisões simples, os estudantes que pensaram no assunto fizeram escolhas melhores. Já os envolvidos com listas complexas se saíram melhor sem pensar no assunto.

Os pesquisadores não sabem exatamente por que a deliberação inconsciente é melhor, mas acredita-se que a parte consciente do cérebro só consegue processar uma quantia limitada de informação de cada vez. Isso pode significar que, na hora de tomar uma decisão complexa, a consciência perde perspectiva.

Os cientistas holandeses propõe que, mesmo quando não percebamos, nossos cérebros estão destrinchando a massa de informação envolvida em uma decisão complexa.