Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

14/05/2013

Socialismo do seculo XXI - Direitos sociais sao direitos humanos

A idéia desse projeto é criar um sistema que gere emprego e renda na agricultura familiar, evitando, assim, o êxodo rural e incrementando a produção regional de alimentos.
É válido assinalar que o êxodo rural é um dos grandes motivos da superlotação das grandes cidades, do desemprego e violência. Portanto, a idéia é gerar um sistema integrado de produção que mantenha o trabalhador rural em seu espaço natural, mas ao mesmo tempo lhe dê acesso aos bens de outros níveis, assim como torne essa produção importante no comércio local.
O primeiro passo, neste projeto, é organizar os pequenos produtores rurais em cooperativas. As cooperativas devem elaborar os projetos de produção, identificando os produtos de consumo local, elaborando, antecipadamente, as redes de distribuição, e ensinando técnicas de produção intensiva.
A produção deve ser orientada para um mercado consumidor certo e determinado. Dessa forma tudo o que é produzido já terá um destino certo, venda antecipada, o que evitará a queda de preços e a falta de compradores para o produto.
Isso pode ser feito por meio de um contrato, para fornecimento de alimentos, entre as cooperativas de trabalhadores e órgãos públicos, creches, escolas públicas (merenda escolar), hospitais, asilos, ONGs, assim como os estabelecimentos comerciais locais.
É válido observar que não há nenhuma razão, por exemplo, para que os órgãos públicos e escolas públicas adquiram alimentos de outras regiões, enquanto aquilo que é produzido pelos pais dos alunos que freqüentam essas escolas, ou produzem alimentos na região, não são vendidos, obrigando-os a mudar de profissão, etc.
Inclusive, toda a merenda escolar deve ter origem na própria região de origem dos alunos.
Portanto, a idéia é que a produção local abasteça o mercado local. Dessa forma o êxodo rural é evitado, os produtores locais terão mercado certo para seus produtos, as cidades passam a ter alimentos de qualidade e com origem certa.
Enfim, essa estrutura gera emprego e renda, unindo a necessidade das cidades, por alimentos de qualidade, com a produção da agricultura familiar.
Sistema integrado agricultura-cidade:
* Sistema integrado de produção;
* Projetos diversificados e acesso a financiamentos;
* Atribuição de valor agregado ao produto rural;
* Transformação da matéria-prima em produto industrializado pelas cooperativas que podem ter área própria de beneficiamento;
* Rede própria de distribuição;
* Produção com destino certo: órgãos públicos, escolas, creches, etc;
As cooperativas dos pequenos produtores, além de abastecer as necessidades locais, caso tenham excedentes de produção, podem acessar os mercados de exportação.
Deve-se enfatizar que a pequena propriedade rural com produção intensiva – agricultura familiar, é fundamental na solução do problema do êxodo rural. Logo, essencial para evitar o superpovoamento das cidades e as imigrações de populações rumo a outros países.
Portanto, é uma solução que auxilia, e muito, na solução de outros problemas que derivam do êxodo rural e imigrações populacionais por razões econômicas: desemprego, etc.