Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

06/05/2013

Socialismo do século XXI - Hecho en Socialismo

Comprei alguns produtos em um mercado e em uma padaria, aqui em Santa Helena - Venezuela, e observei que alguns dos produtos tinha uma etiqueta dizendo: "Hecho en Socialismo", ou seja, feito no socialismo.

Produtos bem baratos e de boa qualidade. Esse tipo de empresa socialista deveria se expandir e ter ramificações em todos os países do mundo ou orientar os grupos socialistas de todos os países a construirem esse tipo de empresa, independente do sistema de governo ou de quem governa.

A observação que eu faço neste ponto é que pode-se ter empresas socialistas sem que os Estados e os governos sejama socialistas. E isso pode se alastrar por todos os países do mundo.

E essas empresas socialistas são independentes do Estados e independentes dos governos. Isso garante continuidade e não interrupção da empresa e dos negócios, mesmo que o sistema político mude, etc.

O Socialismo do Século 21 está neste ponto, ou seja, o capital, nestas empresas socialistas, socializam. Os trabalhadores são os donos do capital e dos meios de produção. É uma espécie de cooperativa onde quem produz ou quem trabalha é o dono da empresa e do capital.

E nessas empresas socialistas não há que se falar em mais -valia ou em exploração da mão-de-obra, etc, uma vez que o trabalhador é o dono da empresa e do capital.

Portanto, o caminho de evolução do socialismo ou o socialismo do século 21 está nestas empresas socialistas que são independentes.