Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

09/03/2012

Lições de Holly-Wood

Os filmes, novelas, etc ensinam coisas muito importante. O problema é que as coisas importantes estão misturadas a distrações (efeitos especiais, mulherada semi-nua, etc) e as coisas importantes não são percebidas.
Quem vê os códigos e sabe do que falam aprende muitas coisas.

Nos Eua: Holly-Wood
No Brasil: Nó-vela (nó na vela) ou 9-la (nove lá);

Analisar histórias e conteúdos:
- Forest Gump;
- Nash;
- Dogville - fazem o mesmo com muitas pessoas;
- Matrix;
- Constantine;
- O advogado do diabo;
- O Código da Vinci;
- Anjos e demônios;
- Filmes com Nicolas Cage;
- O senhor dos anéis - o retorno do Rei.
- V de Vingança;
- Fim dos dias;
- Stigmata;
- O poder da palavra;
- Clube da luta;
- AI
- Minority Report: a nova lei;
- O homem de vidro;
- Vida bandida;

Séries: Star Wars; Star Trek; Smallville; Arquivo X; Milênio, etc.

O que deve ser observado: símbolos dos produtores; símbolos que aparecem nos filmes; conteúdo espiritual: o que movimenta o personagem, cores, grau de conhecimento, escolhas. O espírito de inspiração da história. Conteúdos coloridos.

O que deve ser desconsiderado: banalidades, elementos de distração usados para esconder as coisas relevantes e direcionar o telespectador para coisas irrelevantes;

Observar: a construção dos filmes como ação de várias forças. A finalidade do filme. Os símbolos usados pelos produtores (marcas). O nome do filme.

Ponto importante: traduções erradas de nome (não é por acaso), dublagens e legendas erradas para esconder conteúdos.

---------