Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

03/11/2011

Capacidade de pensar

A capacidade de pensar... Vivemos em um mundo no qual a capacidade de pensar está em queda livre.

Tudo vem prontinho, embaladinho, em pacotinho, é só repetir a fórmula que tudo funciona de forma padronizada e dá certo...

Inclusive, lembro das aulas que tive no Cursinho Etapa em São Paulo (Eu era bolsista), que um professor falou da fórmula. Dizia ele que era uma palavra formada pela junção de duas outras: "for" e mula. A primeira do inglês, significando "para", e a segunda do português mesmo: "mula".

Hannah Arendt observa que a banalidade do mal está relacionada com a capacidade de pensar. Mais especificamente com a incapacidade de pensar, com a repetição de fórmulas prontas, repetições de jargõe. Banalidade do mal que permitiu a existência de coisas como a destruição nazista, destruição stalinista, polpotismo e outros genocídios que aconteceram no milênio passado.

Incapacidade de pensar significa incapacidade de usar a própria consciência, incapacidade de discernir, incapacidade de usar o livre-arbítrio, incapacidade de ser livre...

Quem não usa sua capacidade de pensar é escravo da vontade dos outros, das fórmulas prontas, do consumismo...

Portanto, recuperar a capacidade de pensar por si mesmo é um passo importante na evolução humana, na iluminação da consciência.