Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

05/10/2011

Hora da prova - questões

(Pode colar, perguntar p/ o colega, p/ outro professor e entregar a prova no próximo mês. No mínimo 30 linhas por questão.)

1- Relacione: Reino dos céus e Terra Prometida (em outras religiões tem outro nome) com globalização e democracia.

2- Discorra sobre o tema: "A Bíblia é um livro globalizado, tendo sido escrito em épocas diferentes e em várias nações, possuindo, implicitamente, conhecimentos e saberes de vários povos. "

3- Discorra sobre o tema: a transformação do Estado Moderno em Estado Eletrônico.

4- O Estado Eletrônico suplanta as idéias de Marx ?

5- Relacione a democracia eletrônica com a democracia de Platão.

6- Relacione a democracia eletrônica com a democracia direta.

7- Discorra sobre o tema:

"Considerando que a sociedade humana está em linha ascendente de evolução, pois o homem das cavernas não é igual ao homem da idade média, que não é igual ao homem da era industrial, que não é igual ao homem atual.

A visão lógica disso é que o homem do futuro não será igual ao homem atual. Será muito mais evoluído, iluminado, consciente."

8- Discorra sobre o tema: a tecnologia como ponto essencial na construção de pessoas globalizadas.

9- Relacione o pensamento de Gramsci: "A função máxima do direito é a de pressupor que todos os cidadãos devem aceitar livremente o conformismo assinalado pelo direito, segundo o qual todos podem-se tornar elementos da classe dirigente - no direito moderno, portanto, está implícita a utopia democrática do século XVIII." com a instalação do governo eletrônico, onde os quaisquer cidadãos podem apresentar e aprovar leis no legislativo e apresentar e aprovar projetos sociais no executivo, tornando-se, na prática, um participante da classe dirigente.

10- Discorra sobre o tema: A presença de elementos religiosos nas teorias científicas.

11- Discorra sobre o tema: o processo eletrônico e a instrumentalidade do processo.

12- Responda e argumente: Há necessidade de existir competência territorial nos processos eletrônicos ?