Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

06/10/2011

Corporations ou S/A

Em um post abaixo falei das corporations ou S/A. É importante explicar o motivo pelo qual considero essas organizações essenciais.

O motivo é simples: as corporations ou S/A fazem o contrário das Teorias de Marx: democratizam ou pulverizam o capital concentrado, tornando o empregado também dono da empresa, dono de parte do capital e quaisquer pessoas, que desejam ser donas de tal empresa, também podem adquirir ações.

No âmbito rural isso é feito pelas cooperativas de trabalhadores rurais, etc.

Isso é muito importante, pois quebra o paradigma de que há aqueles que tem e dominam o capital e os outros. Com as corporations ou S/A qualquer um pode ser dono da empresa. Basta comprar ações ou receber ações por ser empregado da empresa.
--------------
Também penso numa nova estrutura p/ as corporation e S/A. Uma estrutura que evite as quebradeiras e fraudes, facilite a captação de recursos, inclusive o uso da poupança nacional p/ financiar projetos produtivos, com a emissão de títulos aos poupadores, etc.

Preciso detalhar melhor tudo isso.

Inclusive, construir uma estrutura legal que evite o envolvimento dessas empresas com regimes de opressão, sistemas de escravidão de seres humanos, corrupção de governos, etc.