Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

12/09/2011

A Bíblia e seus escritores

A tabela abaixo é muito interessante. Ela consta da Bíblia das Testemunhas de Jeová e mostra os Livros Bíblicos e seus escritores, assim como o local onde os Livros foram escritos. É importante observar que a Bíblia, por si mesma, é um instrumento globalizado. Livros Bíblicos foram escritos em diversas partes do mundo antigo, incluindo o ermo, o Egito, a Babilônia, Jerusalém, etc.

Se esses Textos foram escritos nesses lugares é por que Deus esteve/está também nesses lugares. Por mais perversos e tenebrosos que tenham sidos. O mesmo se aplica ao Novo Testamento.

Além disso é interessante observar os Livros Escritos e seus Autores. Nem sempre o nome do Livro é o mesmo do Autor. O Livro de Rute escrito pelo Profeta Samuel. O Livro de Jó escrito por Moisés.

Inclusive, isso explica o fato de haver elementos de diversas culturas antigas na Bíblia. Os Textos foram escritos por pessoas diferentes, em locais diferentes e épocas diferentes. E mesmo assim mantém coerência entre si.