Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

31/08/2011

Quando a política quer controlar tudo e todos

Um exemplo disso aconteceu na dominação totalitária do nazismo. Mídia, artes e estética eram usados para manipular a consciência das pessoas, forjando falsos heróis e criando falsas vítimas. Neste contexto a falsa política saiu de sua área comum e tentou a tudo. Como acontece em alguns países onde a reencarnação de pessoas consideradas santas tem que pedir autorização para o governo.

Contudo, no nazismo havia muito mais coisas do que dizem os estudiosos e historiadores. Um documentário interessante, para refletir sobre isso, e impedir que o mal retorne, é o "Arquitetura da Destruição".

Não é só no nazismo. As bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagazaki, o genocídio do Pol Pot, genocídio em Kosovo, em Ruanda, etc. Há elementos envolvidos nesses acontecimentos que não são explicados pela racionalidade comum.