Eu escrevi, em um texto abaixo, sobre o uso dos serviços de inteligência p/ descobrir corruptos e corruptores sem causar escândalos midiáticos. E alguns inferiram que eu estava defendendo o "abafamento" das questões, a solução da questão sem o judiciário e sem a imprensa.
A corrupção é crime, portanto, não há como eliminar o judiciário do caso. E a coletividade tem que saber quem são os corruptos e os corruptores. Porém, tudo isso pode ser feito depois da ação dos serviços de inteligência e do processo administrativo. Quando o corrupto e o corruptor já estiverem fora do governo.
Não se pode travar o governo com essas questões, quando o Estado tem outros temas muito mais importante p/ discutir e resolver.
Quatro anos de governo é pouco tempo p/ a realização de grandes projetos estruturais e esse tempo não pode ser perdido caçando corruptos e corruptores. Tem que ter gente especializada p/ fazer isso, enquanto os outros avançam nas áreas mais importantes.
---------------
Além disso, esconder sujeira debaixo do tapete não é um bom negócio. Na democracia ocorrem rodízios no poder. Quando a oposição estiver no poder, eles vão levantar o tapete e mostrar toda a sujeira.
Por isso, quem tem entendimento, discernimento e sabedoria não vai colaborar com o mal e esconder que, mais tarde, pode destruir a carreira política tanto dos que agiram, quanto daqueles que se omitiram.
Certamente, é preciso considerar que o governante, um presidente ou chefe, etc não sabe de tudo. Principalmente, quando o assunto é a máquina estatal com centenas de milhares de servidores. Porém, quando souber tem que agir.
-----------
Eu escrevi também que vazar documentos secretos dá cana, porém, pior do que isso é obedecer e seguir ordens manifestamente ilegais.