Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

21/01/2011

Algarismo 9

Já percebeu que todos os números que resultam da multiplicação por 9, somados seus algarismos, também dá nove ?
9*1= 9
9*2= 18 ... 1 + 8 = 9
9*3= 27 ... 2 + 7 = 9
(...)
9*9= 81 ... 8 + 1 = 9
(...)
9* 534974 = 43332894 ... 4+3+3+3+2+8+9+4 = 36 = 3 + 6 = 9

15/01/2011

Erro na Bíblia

Há um erro na Bíblia. Não sei se decorre da tradução ou se é proposital. Esse erro se observa comparando dois textos. Hebreus 7:1 com Gênesis 14:18. A mesma história bíblica, citando o mesmo personagem, porém, com status diferente.

Uma coisa é Abrão, outra é Abraão. A pergunta que faço é: após milhares de anos, por que esse erro não foi corrigido ? Não foi percebido ou há um propósito nisso ?

Hebreus 7:1

Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;

A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;

Gênesis: 14:18

E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;

E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Religião na sociedade eletrônica

Considerando a importância dos textos religiosos, observa-se que, com o advento da sociedade eletrônica, esses textos deverão evoluir para a nova realidade. A palavra que foi escrita na pedra evoluiu para o papiro, para os rolos de pele de carneiro, para o papel e agora chegou no texto eletrônico.

Essa atualização (papel para o texto eletrônico) se faz necessário porque as novas tecnologias substituem as formas antigas de disseminação dos conhecimentos, saberes e informação, ou seja, sendo o conhecimento religiosos disseminado, por exemplo, por meio da palavra escrita, no papel, com as novas tecnologias a palavra escrita passa a ser eletrônica.

Antigamente, por exemplo, as bíblias eram escritas a mão. Hoje, a maioria das bíblias, para não dizer todas, são impressas. E na sociedade eletrônica, onde os livros de papel não serão comuns, a bíblia será eletrônica, como. Não só a Bíblia, mas os textos religiosos de todas as religiões.

Quem não se atualizar, não vai evoluir e vai entrar em decaimento. Considerando que ninguém mais usará textos de papel, em um futuro próximo, as novas tecnologias são fundamentais para as religiões.

Certamente, é válido considerar que a Palavra de Deus tem letra e tem espírito. Aqui estou tratando da letra.

Portanto, isso não implica em mudança no conteúdo, mas sim na forma de expressão da letra.

Não só os textos sagrados, mas também os rituais religiosos (cultos, missas, etc), serão atualizados para novas formas de disseminação, usando as novas tecnologias.

Uma observação simples disso é o uso, pelas religiões, do rádio e da Tv e não será diferente com a internet e outras tecnologias que virão.

Com o advento da sociedade eletrônica, o contato entre pessoas, grupos de pessoas, etc, serão feitos, muito mais intensamente, através das novas tecnologias.

Dessa forma, por exemplo, um culto poderá ser transmitido, em tempo real, para milhões de pessoas e não apenas para um pequeno grupo, reunido em uma pequena igreja, na periferia de uma grande cidade.

Certamente, o pequeno grupo estará na igreja, ouvindo o pregador, mas também outros milhões de pessoas poderão estar vendo e ouvindo a mesma pregação pelas mídias eletrônicas.

Para isso as igrejas, sinagogas, templos, mesquitas, etc deverão ser equipadas com tecnologias para transmissão dos rituais religiosos para internet ou outra rede específica. Nesse aspecto surgirá as igrejas, sinagogas, mesquitas, etc eletrônicas.

Contudo, não se trata apenas de uma simples transmissão, como fazem as transmissões para TV. Há outros elementos que serão aplicados nessas igrejas eletrônicas, incluindo a interação entre os participantes do rituais religiosos.

Outro benefício disso é a possibilidade dos rituais religiosos serem arquivados e revistos posteriormente. Com isso os sermões, pregações, etc, de pessoas inspiradas serão preservados para a posteridade, podendo ser vistos e revistos pelas novas gerações.

Hoje, se uma pessoa inspirada por Deus nas pregações, exortações, etc seja nas igrejas, sinagogas, mesquitas, etc morre, e se ela não deixou livros escritos ou programas gravados, com ela morre seus ensinamentos, pregações, exortações, etc. Com esse sistemas todos os ensinamentos, pregações, exortações, etc serão gravados e preservados para o futuro, na história daquela igreja, sinagoga, mesquita, etc.

Considerando o baixo custo dessas tecnologias, a maior parte das religiões terão acesso a esse sistema, tanto as grandes igrejas, quanto as pequenas igrejas. Dessa forma, será mais fácil separar o joio do trigo, pois o monopólio das igrejas espetáculo será quebrado.

Outro ponto importante é que esse sistema não se confunde com os programas de rádio ou de TV, ou seja, ele não transforma o pregador, pastor, rabino, etc em um locutor ou apresentador midiático. O pregador não vai, em um horário fora do ritual religioso, apresentar o seu programa, etc. O que o sistema transmite é o próprio ritual praticado na igreja, templo, sinagoga, mesquita, etc.

Atualmente, os programas religiosos no rádio ou na TV são atribuições diferentes dos rituais praticados nas instituições físicas, ou seja, o religioso vai até o estúdio da emissora apresentar o programa, o que constitui uma separação entre o ritual e o programa apresentado.

Com a instalação desse sistema o mesmo ritual praticado estará disponível e acessível para quem acessar a rede da instituição religiosa. Inclusive, nesse mesmo sistema é possível transmitir os rituais para rádio e TV, dada a sua abrangência, ou seja, o rádio e a Tv são subgrupos dentro desse sistema.

Além dos rituais podem estar disponíveis no mesmo sistema estudos, aulas, livros, textos, etc. Em outras palavras, visualizando a igreja como exemplo, na hora dos testemunhos, o membro da igreja pode estar em qualquer parte do mundo e, mesmo assim, estar participando do ritual religioso daquela igreja específica.

Outro ponto importante é que, além de estar disponível para os membros da igreja, etc, também estará disponível para acesso de outras religiões. Assim, um Rabino pode assistir um culto sem se preocupar com o que outros vão falar. Um padre pode assistir a um serviço religioso em uma mesquita ou sinagoga, sem ter a preocupação do que os membros de sua igreja vão pensar dele ter assistido. Se fizerem isso hoje, a fofoca corre solta e esse simples ato vira um escândalo. Com esse novo sistema nada disso acontecerá.

Além de estar disponível para acesso no mesmo idioma, o sistema também suporta a inserção de legendas, o que disponibiliza os rituais de uma religião, em um dado país, para outros países e idiomas.

Com isso as construções físicas perdem importância e as construções eletrônicas, Igrejas Eletrônicas, Sinagogas Eletrônicas, Mesquitas Eletrônicas, passam a ter mais importância. A verdadeira Palavra de Deus não estará mais atrelada a prédios físicos e restrita a locais distantes.