Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

16/10/2010

Energia Solar

Grécia desenvolve bolsa solar

Pesquisadores da Grécia estão desenvolvendo novas formas de aproveitar a farta energia solar disponível no país.

Atualmente, tentam incrementar uma bolsa equipada com um painel solar que já está a venda nos Estados Unidos de forma a transformá-la em uma mini-usina e antena de transmissão.

Cientistas gregos agora trabalham em uma fina película que pode gerar e conduzir eletricidade e ser aplicada sobre capas plásticas comuns.

Eles esperam que o produto revolucione redes sem fio portáteis.

Uma simples bolsa poderia ser transformada em bateria e antena para um sistema sem fio.

Mas entre as dificuldades que a pesquisa enfrenta está a crise econômica na Grécia, que tem levado muitos pesquisadores a deixar o país.



Mais de 20 anos depois, a Casa Branca vai voltar a ter um conjunto de painéis solares em seu telhado.

Ao fazer o anúncio, nesta terça-feira, o secretário de Energia, Steven Chu, disse que a residência oficial do presidente americano deve ser símbolo não apenas "da liberdade e da democracia", mas também do comprometimento do país com um futuro de energia limpa.

O primeiro a instalar painéis solares no telhado da Casa Branca foi Jimmy Carter. Era 1979, crise do petróleo, e o então presidente queria promover fontes alternativas de energia.

Em 1986, Ronald Reagan retirou os painéis durante um conserto do telhado.

George W. Bush chegou a usar painéis solares para aquecer a água da piscina e gerar energia em um prédio de manutenção, mas não na área residencial da Casa Branca.

Agora, depois da insistência de ativistas ambientais, o presidente Barack Obama concordou em usar a tecnologia.

Os novos painéis serão instalados na primavera de 2011 (outono no Brasil).

A energia será usada para aquecer a água consumida pela primeira família e também fornecer parte da eletricidade da residência.

Muitos ativistas ambientais aplaudiram a medida, que consideram "um símbolo poderoso".

Mas apesar do poder simbólico, o tão aguardado futuro de energia limpa para os Estados Unidos ainda depende em muito da legislação sobre cortes de emissões de carbono que, mesmo com o apoio de Obama, fracassou no Congresso.