Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

25/04/2009

Liberdade
Não há liberdade sem consciência... Não há liberdade onde não há consciência... A liberdade, para que exista, exige, como requisito fundamental, a presença de uma consciência formada e autônoma. Uma criança não tem liberdade, pois não tem uma consciência formada e autônoma. A consciência de uma criança ainda está em processo de formação, ainda está sendo moldada, construída.

Inclusive, na Teoria da Consciência e Liberdade, defino liberdade como "poder do indivíduo de expressar a própria consciência". Se não há consciência, não há o que expressar, logo, não há liberdade. Portanto, tudo aquilo que elimina a consciência, elimina, por decorrência, a liberdade. Tudo aquilo que restringe a consciência, também restringe a liberdade.

Além disso, defino consciência como um sistema analítico de informações, saberes e conhecimentos. Todas as informações, saberes e conhecimentos captados pelo indivíduo são direcionados para o sistema-consciência. Mais do que isso, a consciência somente trabalha com elementos intangíveis, com informações, saberes e conhecimentos.

Portanto, em um nível mais avançado, dentro da consciência, podemos dizer que a liberdade depende, diretamente, das informações, dos saberes e dos conhecimentos que o indivíduo possui. Quanto mais informações, saberes e conhecimentos, maior será o desenvolvimento da consciência (mais processos analíticos são realizados e executados), logo, mais ampla pode ser a liberdade do indivíduo. Digo pode ser porque os processos analíticos dependem da qualidade, densidade, das informações, dos saberes e dos conhecimentos... Quantidade nem sempre significa qualidade...

Ilustrativamente, uma pessoa que possui uma grande quantidade de informação, saberes e conhecimentos sem relevância, ou de pouca relevância, tende a ser limitada e restrita em sua liberdade, pois sua consciência não tem dados significativos para a realização dos processos analíticos. Já uma pessoa que possui poucas informações, saberes e conhecimentos, porém, esses dados são de alta densidade e extremamente significativos, possui uma liberdade mais ampla, mais intensa, pois a consciência tem elementos relevantes para a realização de seus procesos analíticos.

Essa idéia se torna mais palatável se observamos que liberdade é o "poder do indivíduo de expressar a própria consciência". Esse poder de expressão depende daquilo que sabemos e conhecemos. Essa dependência aparece tanto na intensidade do poder que será utilizado, quanto na força e forma de expressão...