Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

23/04/2009

Ainda temos juízes em Berlim

Outras versões: Sim, se não houvesse juízes em Berlim ou Ainda há juízes em Berlim.

Serve para exprimir a crença na força da justiça e origina-se da seguinte anedota: Frederico II o Grande (1712-1786), rei da Prússia, desejava comprar o moinho que o impedia de alargar o parque de Sans-Souci, mas o moleiro mantinha-se irredutível em não querer cedê-lo por nenhum preço. O rei deu-lhe a entender que podia forçá-lo à venda, recebendo então a resposta que ficou nos anais da história. (Fonte: Enciclopédia Jurídica Leib Soibelman)

----------------------

Aplicando esta máxima no Brasil, ficamos estarrecidos: se a história acontecesse hoje, o Frederico teria desapropriado o moinho e usaria a "PEC do calote" para não pagar nada ou para pagar bem pouquinho... Pior do que isso, muitos juízes não tem compromisso com a justiça, não agem com consciência e retidão e o judiciário brasileiro está desmoronando...

Inegavelmente, estamos caminhando para o lado errado...