Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

22/03/2009

Aleluia

O que lhe vem à mente quando ouve o termo “aleluia”? Talvez você se lembre do “Messias”, de Handel, uma obra-prima musical, composta nos anos 1700, e que tem um dramático coro de “Aleluia”. Sem dúvida, em algum lugar você já ouviu a palavra “aleluia”. Talvez você até a use de vez em quando. Mas sabe o que significa?

Aleluia — Transliteração para o português da expressão hebraica halelu-Yáh, que significa “louve/louvem a Jah”.

Jah — Forma poética abreviada do nome de Deus, Jeová. Aparece mais de 50 vezes na Bíblia, em muitas ocorrências como parte da expressão “aleluia”.

O nome de Deus está incluído no seu nome?

Muitos nomes bíblicos ainda são populares hoje. Em alguns casos, o significado original desses nomes, em hebraico, incluía o nome pessoal de Deus. Abaixo, encontrará alguns exemplos desses nomes e seu significado. Talvez o seu nome esteja nesta lista.

  • Joana — “Jeová Foi Clemente”
  • João — “Jeová Mostrou Favor”
  • Joel — “Jeová É Deus”
  • Jonatã — “Jeová Deus”
  • José — “Que Jah Acrescente (Aumente)”%
  • Josué — “Jeová É Salvação”

% “Jah” é a forma abreviada de “Jeová”.