Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

25/03/2009

O nome de Deus
"Uma história do Povo Judeu" - Autor: Hans Borger - Editora: Sêfer Ltda - 1999.

A majestosa eloquência do Êxodo 3-4 narra o encontro entre Deus e Moisés. Quatro vezes Moisés tenta esquivar-se: ele sente-se inadequado para a missão, ele inquire sobre em nome de quem falará, ele tem dúvidas sobre se vão escutá-lo e, finalmente, argumenta que não é orador:

Moisés, Moisés ! Não te aproximes. Tira teus sapatos porque o lugar em que estás é sagrado.
Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abrahão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob.
E Moisés cobriu sua face pois temia olhar Deus.

E Deus falou: Eu vi, sim eu vi a aflição do meu povo que está aí no Egito e ouvi o seu clamor. Agora vem, pois te enviarei ao Faraó para que tires do Egito os filhos de Israel, meu povo.

E disse Moisés: Quem sou eu para ir ao Faraó e tirar os filhos de Israel do Egito ?
E falou Deus: EU estarei contigo !
E Moisés: Quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser ' O Deus de vossos pais enviou-me a vós', e eles me perguntarem 'Mas qual é o Seu nome ?' o que vou responder ?
E falou Deus: Eu sou quem sou. (Ex. 3:4-14)

O maravilhoso mistério inerente a esta resposta ressoa através dos séculos. Ela visa impedir o homem de exercer as magias que a posse do segredo de um nome supostamente confere, segredo com o qual acredita poder conjurar a presença da divindade e manipular seus poderes.

Muitas traduções da estranha expressão hebraica têm sido propostas: Eu sou quem sou. Eu serei o que serei. Eu sou quem serei. E incontáveis especulações foram feitas acerca da enigmática resposta de como Deus define - ou recusa definir - o seu nome.

Os judeus sempre relutaram em pronunciar o tetragrama - as quatro letras que compõem o inefável nome de Deus - mas, como a antiga escrita hebraica não tinha vogais - somente consoantes -, perdeu-se para sempre a certeza de sua pronúncia correta.

E disse Moisés: Eles não me crerão, nem ouvirão.
E disse para ele o Eterno: Caso não creiam nos sinais que fareis... as águas do Nilo se transformarão em Sangue. (Ex. 4:1;9)

Uma última duvida ainda subsiste: Moisés não é orador:

Eu não sou homem de oratória, sou de boca pesada e língua difícil ! (Ex. 4:10)

Mas só para os falsos profetas e os demagogos a histérica e eloquência é um atributo indispensável.

EU estarei junto a tua boca e te ensinarei o que terás que dizer. (Ex. 4:12)

Moisés, o fugitivo, o pastor, transforma-se em Moisés, o líder, Moisés, o profeta, o inspirado mensageiro.