Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

01/03/2009

Em marcha lenta
Ultimamente estou em marcha lenta... Estou reformando a minha área de trabalho e computador com poeira de construção não combinam... Por isso estou deixando o computer descansar enquanto a construção avança...

Além disso, acho o trabalho manual, que não exige nenhum esforço intelectual, muito interessante, pois permite a visão de novas perspectivas... Já percebeu que quando você faz alguma coisa que não exige muito raciocínio, por exemplo, algum exercício físico (não tenho feito muitos ultimamente), algumas idéias são pensadas com muito mais clareza ??? Idéias que não tem nada a ver com aquilo que você está fazendo... Por que será ???

Uma outra coisa interessante que percebi está ligada à "soneira" que dá quando estou escrevendo ou lendo alguma coisa... Inclusive, é comum ver gente dormindo sobre livros nas bibliotecas da USP... Eu vivia tirando soneca na biblioteca...

Há uma explicação científica para isso... E, por incrível que pareça, esse comportamento é bom... Aqueles que fazem isso sabem, perfeitamente, que depois dessa soneca o aprendizado flui com muito mais facilidade e velocidade e as idéias ficam muito mais claras...

Agora vem a explicação científica:
Revista Superinteressante - edição 215
------------------------------------------

Coisa da Sua Cabeça

Por que as idéias parecem melhores à noite?

Bárbara Semerene

Uma das explicações é que, à noite, o cérebro tem níveis menores de orexina, um neurotransmissor responsável pela clareza de raciocínio. "A gente só produz essa substância enquanto dorme. Ao longo do dia, vamos perdendo orexinas e ficando menos lúcidos", diz o neuropsiquiatra Rubens Pitliuk, do hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Outra explicação pode ser o fato de que, quando estamos cansados, nos distanciamos da consciência e chegamos mais perto do inconsciente, que não tem amarras. É por isso que a psicóloga Zilda Machado, membro da Associação Junguiana do Brasil, acha que idéias noturnas podem até ser melhores que as diurnas. "Baixamos a guarda da censura e podemos encontrar soluções fantásticas", diz Zilda.